Rio de Janeiro tem o dia mais quente do inverno no Estado

Sensação térmica chegou a 42°C. Em Copacabana, registro de umidade do ar foi de 28%

iG Rio de Janeiro |

Os termômetros registraram nesta quarta-feira (25) o dia mais quente do inverno no Rio de Janeiro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

AgNews
A dançarina Daiane Cristina, conhecida como Mulher Jaca, foi uma das pessoas que aproveitaram o forte calor e foi à Prainha
A temperatura chegou a 36°C nos bairros da zona oeste da cidade, com sensação térmica de 42°C em bairros como Jacarepaguá e Realengo.

Os índices de umidade do ar também ficaram muito abaixo do normal na cidade. No inverno, dependendo da proximidade com o mar, o registro na cidade varia entre 40 e 60%.

No entanto nesta quarta, no bairro de Copacabana, zona sul, em que a umidade normal na orla é de 60%, ao meio-dia o índice registrado foi de 28%.

Já às 16h desta quarta, no bairro da Vila Militar, na zona oeste, o registro era de 12%.

A previsão é de que a massa de ar seco, que está no sudeste do país desde o dia 22 deste mês, permaneça nos próximos cinco dias na região.

O calor intenso provocou incêndios na cidade. No bairro de Santa Teresa, no centro do Rio, uma área de vegetação equivalente a dois campos de futebol foi devastada. A suspeita é de que o ar seco e o tempo quente tenha iniciado o fogo na vegetação.

Em Japeri, na baixada fluminense, bombeiros tentam apagar as chamas que atingem parte de uma reserva florestal.

Desde o início do mês, os bombeiros registraram 1039 focos de fogo em vegetação no Estado do Rio de Janeiro. Somente ontem, quando o Inmet registrou a segunda maior temperatura do inverno  (35,1°C na zona oeste da cidade), 123 principios de incêndios no Estado foram controlados.

    Leia tudo sobre: calorincêndiovegetação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG