Rio de Janeiro confirma dois casos de dengue tipo 4

Duas irmãs, que moram em Niterói, contraíram nova modalidade da doença mas passam bem. Para Secretaria, não há motivo para pânico

iG Rio de Janeiro |

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (23) que duas pessoas contraíram dengue do tipo 4. De acordo com a pasta, esta modalidade da doença atingiu duas irmãs, de 21 e 22 anos, que moram em Niterói, na Região Metropolitana, que já se recuperaram e passam bem.

Segundo a secretaria, como as duas não viajaram recentemente, a investigação indica que as irmãs tenham contraído a doença dentro do Estado do Rio de Janeiro.

A pasta informou que não há motivos para pânico. De acordo com a secretaria, não existe nenhuma evidência que o vírus 4 seja mais letal ou que apresente maior gravidade dos casos em relação aos demais subtipos.

O órgão explicou ainda que os sinais e sintomas dos pacientes infectados pelo vírus 4 não diferem dos subtipos 1, 2 e 3 assim como as recomendações médicas e o tratamento são iguais para qualquer paciente com dengue.

Apesar de não ser mais grave, o subtipo 4 representa risco porque a maior parte da população não teve contato prévio com o vírus. Ao contrair dengue, a pessoa se torna imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas continua sujeita à contaminação pelas outras três formas conhecidas da dengue.

Na última terça-feira (22), a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia confirmou dois casos de dengue tipo 4. O vírus não circulava no País há 28 anos, até o registro de casos em Roraima no segundo semestre de 2010. Pará, Amazonas e Piauí também já identificaram ocorrências desde então.

    Leia tudo sobre: dengue tipo 4Rio de Janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG