Rio apresenta projeto de construção de via expressa

Transolímpica ligará pólos de competição das Olimpíadas de 2016

iG Rio de Janeiro |

A maior obra da cidade do Rio de Janeiro nos últimos 30 anos. Assim foi apresentada pela Prefeitura do Rio nesta segunda-feira a construção da Transolímpica, via expressa que fará a ligação direta entre Barra da Tijuca e Deodoro. Os dois bairros irão contar com diversas instalações esportivas para as Olimpíadas de 2016.

nullDe acordo com o projeto, a Transolímpica terá 26 quilômetros de extensão, com quatro túneis. Por toda a via, serão construídas três faixas para veículos gerais em cada sentido mais uma faixa exclusiva para o sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Semelhante ao implantado em Curitiba, no Paraná, o corredor expresso irá contar com 60 ônibus articulados e terá ligação direta com a estação de trens de Deodoro e com a Transoeste, via a ser construída na Barra da Tijuca. Os ônibus desse sistema vão ter capacidade para 160 passageiros e não haverá catraca interna.

Segundo o projeto apresentado, o custo do bilhete dos ônibus do sistema BRT será o mesmo do Bilhete Único, atualmente R$ 2,40. Serão construídas ao longo da Transolímpica 18 estações e dois terminais de fácil acesso. Também haverá bicicletários nas estações.

Obras

No dia 11 de junho será realizada uma audiência pública que irá definir, entre outros detalhes, os custos da obra. O lançamento do edital está marcado para setembro deste ano. Já a assinatura do contrato e o início das obras estão previstos para o primeiro semestre de 2011. A previsão é de que a via seja entregue no primeiro semestre de 2015.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o projeto será executado através de Parceria Público Privada. Ele afirmou ainda que a operação da Transolímpica ficará a cargo de uma empresa concessionada e haverá pedágio, cujo valor ainda não foi divulgado. O projeto da via expressa integra o caderno de encargos assinado pela prefeitura com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

“A Transolímpica é uma das etapas do trabalho que a prefeitura está realizando para organizar o transporte da cidade. Assim como a Transoeste e a Transcarioca, a Transolímpica é um projeto que ligará diversos pontos da cidade através de um sistema eficiente que irá desatar os nós existentes em diversos trechos”, afirmou Paes.

    Leia tudo sobre: OlimpíadasRio 2016Transolímpica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG