Relógios adiantados um dia antes confundem moradores no Rio

Problema técnico antecipou horário de verão em bairros da zona sul do Rio de Janeiro e provoca confusão

Agêcia Brasil |

Adiantados em uma hora um dia antes do início do horário de verão, relógios da zona sul do Rio de Janeiro estão confundindo moradores e motoristas da cidade. Oficialmente, o horário de verão começa à meia-noite deste sábado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os marcadores com as horas antecipadas foram identificados nos bairros de Ipanema e Copacabana, na zona sul.Um problema técnico causou um "disparo" nos relógios, o que fez com que entrassem no horário de verão antes do previsto, explicou, em nota, a Prefeitura. Técnicos estão nas ruas para identificar os equipamentos adiantados e corrigir o problema.

O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro. O objetivo é reduzir o consumo de energia no horário de pico, que vai das 18h às 20h. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a redução deve ser de 5%, o que corresponde a 174 megawatts/hora (MWh) no Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh no Sul.

E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente. A estimativa foi feita pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner e porcentual é o mesmo dos anos anteriores. 

iG
Horário de verão vai até a 0h do dia 20 de fevereiro de 2011


*Com informações do iG São Paulo

    Leia tudo sobre: horário de verãoeconomiatempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG