Reconstrução de cidades exigirá 'centenas de milhões', diz Cabral

O governador visitou o hospital de campanha em Nova Friburgo, onde neste sábado realizou ao menos 88 atendimentos

Agência Brasil |

A reconstrução dos municípios castigados pela chuva e por deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro pode envolver “centenas de milhões de reais”, segundo o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB). Neste sábado (15), ele visitou Nova Friburgo, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas que começaram na noite de terça-feira.

“Aqui as perdas mais importantes são das vidas. É até difícil falar em números [para reconstruir a cidade], mas são muitas centenas de milhões de reais. Mas não é hora de falar nisso, é hora de continuar resgatando pessoas”, afirmou Cabral. Ele disse estar emocionado com a solidariedade demonstrada pela população neste momento de “precariedade”.

No início da tarde, o governador visitou o hospital de campanha montado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sedesc), no centro da cidade, e conversou com pessoas que estavam recebendo atendimento. Segundo Cabral, muitos deles tinham, além de traumas físicos, abalos emocionais.

De acordo com a Sedesc, foram realizados na sexta-feira (14) 77 atendimentos na unidade, além de 15 tomografias e 110 exames laboratoriais. Neste sábado, somente pela manhã, o balanço parcial apontava 88 atendimentos, na maior parte dos casos de pessoas com hipertensão e diabete. Todos os casos de trauma estão sendo levados para o hospital de campanha montado pela Marinha, próximo à prefeitura, também no centro.

Na unidade militar, que começou a funcionar na tarde de ontem (14), foram feitos 292 atendimentos - 75% de casos de clínica médica, 20% de ortopedia e 5% de pediatria.

    Leia tudo sobre: cabralchuvasregião serranahospital

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG