Quatro bueiros da Light explodem no Centro do Rio

Três pessoas ficam feridas; Prefeitura promete multar concessionária de energia por acidentes sucessivos

iG Rio de Janeiro |

Quatro bueiros da Light explodiram na tarde desta segunda-feira (4) na esquina da Rua da Assembleia com a Avenida Nilo Peçanha, próximo ao Largo da Carioca, no coração financeiro do Centro do Rio. Pelo menos três pessoas ficaram feridas. A prefeitura informou que irá multar a concessionária de energia e afirmou que a Procuradoria Geral do Município “prepara medida legal” contra a empresa. Esta foi a terceira explosão de bueiros da companhia em uma semana.

Agência Estado
Explosões deixaram três pessoas feridas

Em nota encaminhada pela Secretaria de Conservação, a Prefeitura afirmou que "considera inaceitáveis os incidentes e explosões nos bueiros e câmaras subterrâneas da concessionária Light na cidade", e prometeu: "a Prefeitura expedirá multa contra a Light por danos ao patrimônio público e interrupção de vias públicas". O valor da multa, no entanto, não foi divulgado.

O texto informou ainda que, em abril, após a explosão de bueiros da Light em Copacabana, na zona sul, foi criada uma comissão multidisciplinar de acompanhamento que "reuniu-se com a Light por diversas vezes (...) para solucionar a questão". De acordo com o comunicado da Prefeitura, "a Light informou que não tem conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade".

O incidente desta segunda-feira também levou a direção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a convocar a direção da Light para uma reunião na sede da reguladora, em Brasília, às 17h desta terça-feira (5).

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, da Polícia Civil, estiveram no local e deram início à investigação que irá apurar a causa das explosões.

Feridos sofreram queimaduras

Dois homens feridos nas explosões desta segunda foram levados com queimaduras para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Uma mulher foi socorrida por pedestres que passavam pelo local. Bombeiros informaram que um carro também foi atingido, já que as tampas dos bueiros voaram com a explosão. O motorista do veículo não se feriu.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, foi preciso interditar as ruas do Centro, no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua da Carioca, para que os bombeiros pudessem trabalhar. O trânsito ficou tumultuado na região.

Em nota, a Light se limitou a confirmar a explosão das quatro tampas de caixas subterrâneas e informar que o acidente aconteceu "por volta das 16h". No texto, a concessionaria acrescentou que assistentes sociais foram encaminhados pela empresa para prestar atendimento às vítimas.

Casos sucessivos

No sábado (2), um bueiro da Light pegou fogo na Rua Debret, também no Centro. No dia anterior, sexta-feira, um bueiro na Rua México, no mesmo bairro, também soltou fumaça. Na ocasião, a concessionária informou que a fumaça era vapor, já que havia água na galeria. O bueiro estava localizado em frente ao centro administrativo do governo do Estado.

Na última terça-feira (28), outro bueiro da Light explodiu na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo, zona sul do Rio, mas ninguém ficou ferido. Um telefone público foi queimado e, além do Flamengo, os bairros de Laranjeiras e Botafogo ficaram sem luz.

Na época o presidente da Light, Jerson Kellman, justificou os acidentes dizendo que a terceirização das equipes técnicas, responsáveis pela manutenção das câmaras subterrâneas, poderia ser a causa dos problemas com bueiros na cidade.

Na semana passada, o Ministério Público do Rio rejeitou a proposta apresentada pela Light para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A concessionária se comprometeu a pagar multa de R$ 100 mil em caso de morte ou lesão corporal (grave ou gravíssima), ocasionadas por explosões de bueiros. Mas o MP entendeu que a multa deve ser aplicada também nos casos em que haja dano ao patrimônio público ou privado.

    Leia tudo sobre: bueiroexplosãofumaçalight

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG