Procuradoria Geral do Rio entra com notícia crime contra Light

E Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj pede à Justiça liminar para que empresa seja obrigada a adequar suas instalações

iG Rio de Janeiro |

Agência Estado
Explosões deixaram três pessoas feridas nesta segunda-feira no Centro do Rio
A Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro encaminhou ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio uma notícia crime contra a Light, sobre "fatos que envolveram as explosões de bueiros da concessionária".

No comunicado, a PGM lembra que desde o início do ano vem notificando a Light e a Agência Reguladora Federal - Aneel, em busca de solução para os problemas, "fato que, frente aos últimos acontecimentos, não trouxe os resultados".

A Procuradoria classificou de "inadmissíveis" os riscos que as explosões de bueiros oferecem à população e afirmou que o Ministério Público teve de ser acionado por ser o único órgão competente para ajuizar ações penais.

Ainda nesta terça-feira (5), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) entrou com um pedido de liminar na ação que move desde abril contra a concessionária de energia devido às explosões de bueiros na cidade.

Na ação, a Alerj pede que a empresa seja obrigada a adequar suas instalações e equipamentos localizados na rede subterrânea. Também quer que a companhia de energia apresente uma declaração técnica da Aneel atestando a segurança de suas instalações e equipamentos.

“A Light tem sido negligente. Ela terceirizou os serviços e o que estamos vendo são as constantes explosões de bueiros. A multa no valor de R$ 100 mil, já estipulada para cada bueiro que explodir, é irrisória diante da gravidade dos problemas”, criticou a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT). Segundo a deputada, desde 2010, já foram contabilizadas mais de 40 acidentes com bueiros no Rio de Janeiro.

    Leia tudo sobre: bueirosexplosãolightministério públicomultapgm

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG