Prisão de cabo bombeiro Daciolo em Bangu 1 pode dificultar acordo

Manutenção de líder do movimento em penitenciária de segurança máxima, junto com criminosos comuns, causou indignação

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

Agência Estado
Benevenuto Daciolo foi preso na noite de quarta-feira (8) no Aeroporto do Galeão (Foto de arquivo)
A prisão na noite desta quarta-feira do cabo bombeiro Benevenuto Daciolo , liderança do movimento grevista das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, e sua manutenção em Bangu 1, penitenciária de segurança máxima, podem dificultar um acordo com a categoria, mesmo após a aprovação de reajuste, esta manhã, na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Além da prisão, considerada arbitrária e irregular pelo movimento, causou indignação o fato de Daciolo ter sido levado a Bangu 1 , onde são mantidos criminosos de alta periculosidade do Estado.

Leia também: Grevistas promoveram terror para inviabilizar carnaval, mostram gravações

A praxe é que a custódia de bombeiros e policiais presos seja feita em unidades militares, não em penitenciárias. Isso se dá para a segurança dos agentes do Estado, tendo em vista que esses presídios abrigam criminosos comuns, que podem ter rixa com PMs que os prenderam, por exemplo.
Interlocutora de Daciolo em conversa exibida no Jornal Nacional – em que articulava politicamente a greve –, a deputada Janira Rocha afirmou que a aprovação do reajuste na Alerj “não será capaz de parar o movimento” e “não é o fim” do processo.

Para ela, a prisão de Daciolo, uma das principais lideranças do comando de greve conjunto, elevou o tom do governo e repercutiu muito mal na categoria.
“Pôr o militar preso junto com integrantes do Comando Vermelho!? Se o governo quer resolver as coisas até as 18h (horário previsto para a assembleia do movimento), precisa ter uma resposta para essa questão”, afirmou a deputada.

O deputado Marcelo Freixo (PSOL) também avalia que “a prisão de Daciolo não ajuda”. “Acirra o clima. Mantê-lo em Bangu 1 não ajuda nada”, disse.

    Leia tudo sobre: Daciolobombeirobangu 1

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG