Prioridade do novo comandante do Bope é pacificar favelas

Tenente-coronel Renê, da tropa de elite, vai treinar policiais em contraterrorismo, com foco nos grandes eventos esportivos do Rio

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

AE
O novo comandante do Bope, tenente-coronel Renê, sai do blindado da Marinha durante a operação do Complexo do Alemão
O novo comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), tenente-coronel Wilman Renê Gonçalves Alonso, que assumiu hoje a unidade de elite da PM, disse ao iG que terá como "carro-chefe" em 2011 a pacificação de favelas do Rio para implantar novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Outra prioridade do novo comando da tropa de elite do Rio é treinar os policiais da unidade para eventos esportivos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A ascensão ao posto era um sonho de Renê, que passou 15 de seus 22 anos de policial militar no Bope e foi subcomandante dos dois últimos chefes da unidade, Paulo Henrique Moraes e Pinheiro Neto. Fez o curso de Operações Especiais (COEsp)em 1995 e, desde então, só passou dois anos fora da unidade, um para fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e um em outra unidade de elite, o GAM (Grupamento Aéreo e Marítimo). “Sem dúvida, é o ápice da carreira, na área de operações especiais”, disse, ao iG .

Em 2011, policiais do Bope já tem previsão de treinamento com vistas aos grandes eventos esportivos. Já estão acertados intercâmbio com a polícia francesa, a visita de três homens aos Estados Unidos para fazer cursos de combate ao narcotráfico e terrorismo no DEA (a agência antidrogas dos EUA), e cursos de contraterrorismo junto ao Exército e a Marinha do Brasil.

O Bope deve se instalar até o fim do ano em nova sede, no antigo 24º Batalhão de Infantaria Blindada, do Exército, em Ramos. A nova área vai abrigar ainda outras unidades operacionais, como o GAM e a Companhia de Cães.

O ex-comandante, Paulo Henrique, que se emocionou na cerimônia de passagem do cargo, assumiu o 12º BPM (Niterói).

    Leia tudo sobre: comandanteBopenovocarro-chefe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG