Primeira ponte estaiada do Rio de Janeiro é inaugurada

Passagem liga a Cidade Universitária à Linha Vermelha e deverá desafogar o tráfego nos horários de pico

iG Rio de Janeiro |

Rafael Andrade/Agência O Globo
Ponte estaiada tem 780 metros de extensão
Foi inaugurada nesta sexta-feira (17) a prineira ponte estaiada do Rio de Janeiro, que liga a Ilha do Fundão (onde há um campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ) à Linha Vermelha, na zona norte da capítal.

Chamada de Ponte do Saber, a passagem tem um vão livre de 200 metros, 96 metros de altura na parte mais elevada e uma extensão de 780 metros. A ponte é suspensa por 15 estais frontais e seis de retaguarda. Os cabos de sustentação metálicos são ancorados em um único pilar.

Segundo o governo fluminense, a nova ponte vai desafogar o trânsito na saída da Cidade Universitária no momento de pico. Cerca de 25 mil veículos por dia devem cruzar o canal do Fundão pela ponte, reduzindo em 60% o número de carros que trafegam na Ilha do Fundão na hora de rush e diminuindo em mais de uma hora o tempo para deixar o Fundão. O governador destacou os benefícios da obra.

"Esta obra vai permitir uma evolução muito grande para a cidade. É uma ponte que liga uma ilha do saber, a Ilha do Fundão, que tem vários laboratórios instalados, renomados cientistas, milhares de trabalhadores e estudantes, enfim, uma comunidade inteira envolvida com o conhecimento, com o restante da cidade de forma mais fácil e rápida",  disse o governador Sérgio Cabral.

Genilson Araújo/Agência O Globo
Ponte do Saber, que foi inaugurada hoje no Rio de Janeiro

    Leia tudo sobre: ponte estaiadaRio de Janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG