Presos que participaram de rebelião em Bangu 1 vão a júri popular

Motim que teria sido comandado por Fernandinho Beira-Mar em 11 de setembro de 2002 terminou com a morte de quatro detentos

iG Rio de Janeiro |

O juiz Fábio Uchôa, da 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, decidiu nesta segunda-feira (17) levar a júri popular cinco traficantes acusados de participar, em 11 de setembro de 2002, de uma rebelião na penitenciária de segurança máxima Bangu 1, na zona oeste do Rio de Janeiro, que resultou na morte de outros quatro presos, entre eles, Ernaldo Pinto Medeiros, o Uê.

Leia também: Conheça os grupos criminosos que controlam favelas no Rio

Foram pronunciados Cláudio José de Souza Fontarigo, o Claudinho da Mineira, Carlos Braz Victor da Silva, o Fiote, Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, Marcos Antonio Pereira Firmino da Silva, o My Thor e Márcio Silva de Macedo, o Gigante. A data do julgamento ainda será marcada.

O motim, que levou pânico a diversos bairros da cidade, obrigando parte do comércio a fechar as portas, teria sido liderado por Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. O traficante, cujo processo fora desmembrado, foi pronunciado para ser julgado pelo Tribunal do Júri em 2009.

Segundo a denúncia, os acusados agiram com o objetivo de exterminar os líderes da organização criminosa rival que estavam cumprindo pena na unidade. Uê era líder do grupo Amigos dos Amigos (ADA) e principal rival de Beira-Mar, que é vinculado ao Comando Vermelho (CV).

As mortes aconteceram dentro da Galeria D do presídio, considerado de segurança máxima, onde estavam 10 detentos. Preso na Galeria A do mesmo presídio, Beira-Mar utilizou as chaves para atravessar seis portões com grades até chegar aos rivais. Também foram mortos na ocasião Carlos Alberto da Costa, o Robertinho do Adeus; Wanderlei Soares, o Orelha e Elpídio Rodrigues Sabino, o Pidi.

Outros 15 réus que respondiam à mesma ação penal foram impronunciados pelo juiz em razão da falta de indícios de sua participação nos crimes. São eles Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim, Alexander Mendes da Silva, o Polegar, Marcus Vinicius da Silva, o Lambari, Francisco Paulo Testas Monteiro, o Tuchinha, Renato Souza de Paula ou Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, Charles da Silva Batista, o Charles do Lixão, Marcelo Fonseca de Souza, o Marcelo Xará, Luiz Jorge Biglia da Silva, o Doda, Willian Alexandre Fernandes, o Guri, Adair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira, Nelson Rodrigues dos Santos, o Nelsinho da Mineira, Ricardo Chaves de Castro Lima, o Ricardo Fu, Levi Batista da Penha, o Baby, Márcio José Guimarães, o Thaca, e Almir Araújo, o Mimi.

    Leia tudo sobre: bangu 1fernandinho beira-marmarcinho vprebelião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG