Até o final do ano, mais 370 serão instaladas na cidade

A Prefeitura do Rio apresentou nesta quinta-feira (3) as 30 novas câmeras que irão monitorar a cidade. A iniciativa faz parte do projeto de instalação de 400 câmeras até o final do ano.

Novas câmeras irão ajudar no monitoramento do carnaval do Rio de Janeiro
Beth Santos
Novas câmeras irão ajudar no monitoramento do carnaval do Rio de Janeiro
“Existe uma necessidade de se enxergar mais e melhor a cidade. Esses equipamentos são de tecnologia sem fio para evitar o furto de fibra ótica e serão instalados em locais mais altos para uma visão ainda mais panorâmica", disse Cláudia Secin, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio).

O lançamento das 30 novas câmeras foi antecipado para ajudar a manter a ordem pública no carnaval. Atualmente, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio trabalha com 200 câmeras da CET-Rio e concessionárias, além de contar com as imagens de 250 equipamentos da Polícia Militar.

“Essas [30] primeiras câmeras estarão voltadas para o carnaval para aumentar o poder de controle sobre o que acontece nas ruas da cidade”, afirmou Sávio Franco, chefe-executivo do Centro de Operações Rio.

Para Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, a vigilância ajudará no combate aos foliões que costumam urinar na rua durante os quatro dias de folia. “Agora é: se vira, mijão”, brincou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.