Prefeitura de Niterói manda fechar supermercado devido a caos no trânsito

Estabelecimento lançou série de promoções e atraiu inúmeros clientes. Empresa conseguiu na Justiça a reabertura

iG Rio de Janeiro |

Thiago Lontra/Agência O Globo
Cartaz afixado em frente ao supermercado comunicando sobre a decisão da Prefeitura
Uma série de promoções feitas pelos supermercados Guanabara provocou uma grande confusão na cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (19).

O secretário municipal de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade, ordenou o fechamento do estabelecimento sob alegação de que a série de promoções arrastou um grande número de pessoas ao local e provocou o caos no trânsito na cidade. A decisão, no entanto, desagradou os consumidores que fizeram um protesto na porta do Guanabara.

O supermercado fica na rua Marquês do Paraná, no centro, uma das vias mais movimentadas do município. As promoções foram iniciadas no sábado e fazem  parte da comemoração do aniversário da empresa.

O Guanabara, no entanto, conseguiu na Justiça uma liminar que autorizava o seu funcionamento.  Na ação, a empresa alegou que a Prefeitura foi cientificada da realização do evento promocional previamente, tendo o supermercado, inclusive, efetuado o pagamento referente ao quadro de apoio móvel operacional para controle de tráfego e conseqüente realização do evento.

A empresa afirmou ainda que obteve o "nada a opor" das autoridades públicas locais, tendo cumprido o que determina a legislação.

Para a juíza que concedeu a liminar, Angélica dos Santos Costa, a empresa tem todo direito de realizar o evento.

"A justificativa apresentada para obstaculizar a realização do evento promocional é, no mínimo, falaciosa, eis que é de domínio público a situação caótica do trânsito na cidade de Niterói, não sendo lícito ao município de tal localidade transferir a deficiência, a inoperância e a incapacidade suas de gerir o trânsito local ao evento produzido pelas empresas privadas", destacou a magistrada.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG