Prefeito participa de treinamento de desocupação em áreas de risco

Foi a segunda etapa da simulação que tenta evitar novas tragédias na capital em consequência das chuvas

iG Rio de Janeiro |

AE
O prefeito Eduardo Paes durante simulação para testar o sistema de alerta contra riscos provocados pelas chuvas, no Complexo do Alemão
O prefeito do Rio Eduardo Paes participou na manhã deste domingo (7) de um treinamento para a desocupação de residências em áreas de risco no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade.

Foi o segundo teste realizado a fim de traçar ações para evitar tragédias na capital. Paes foi acompanhado pelo subsecretário de Defesa Civil, tenente-coronel Marcio Motta.

Em janeiro, por meio da Geo-Rio, a Prefeitura apresentou um levantamento indicando que 18 mil imóveis estão em áreas de risco na cidade .

Durante a simulação , moradores cadastrados pela Defesa Civil municipal nas comunidades de Joaquim Queiroz, Alemão, Parque Alvorada, Nova Brasília, Palmeiras, Bahiana, Mineiros e Matinha receberam dois alertas por SMS, até que um aviso sonoro fosse emitido.

A primeira mensagem chamava a atenção para o problema e a segunda informava que a situação de risco já estava estabelecida.

Em seguida foi acionada a sirene de emergência. Foram três toques a fim de avisar que todos deveriam seguir para uma das 38 bases de evacuação.

Por meio de um alto-falante os moradores também foram avisados. Na última etapa dos testes, os moradores receberam mais uma mensagem de SMS avisando que a situação estava normalizada.

Alguns moradores relataram dificuldade de encontrar de localizar os pontos bases para onde deveriam seguir.

A Prefeitura informou que até agora 3.275 famílias já participaram desta simulação em cinco comunidades na zona norte (nos bairros do Engenho Novo e Lins de Vasconcelos) e zona sul (Vidigal).

Todas contam com um sistema de alerta e alarme para avisar sobre o risco provocado por chuvas fortes. O objetivo é instalar esses equipamentos em 60 comunidades de maior risco, apontadas pela Geo-Rio.

    Leia tudo sobre: simulaçãoalertasirenealemãoáeras de riscochuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG