Prefeito mostra instalações do Centro de Operações do Rio

Inauguração será no dia 31, com presença de Jacques Rogge, presidente do COI. Prédio reunirá órgãos municipais e concessionárias

iG Rio de Janeiro |

O prefeito Eduardo Paes apresenta, nesta segunda-feira, às 10h, as instalações o Centro de Operações Rio, uma espécie de quartel-general da Prefeitura, que reunirá cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias para operar o dia a dia da cidade, planejar grandes eventos e atuar em situações de emergência, como chuvas fortes, acidentes ou deslizamentos. O centro será usado pela primeira vez no réveillon e será inaugurado oficialmente no dia 31 pela manhã com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. O novo aparato é considerado pela Prefeitura de grande importância para a realização da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014.

O prédio é equipado com equipamentos de ponta e foi projetado em parceria com a empresa de informática IBM. Ele funcionará 24h, todos os dias, para garantir respostas rápidas em situações de crise, como as chuvas de verão. Entre os órgãos municipais que participam do projeto, estão a Defesa Civil, CET-Rio, Geo-Rio, Rio Águas, Rioluz, Guarda Municipal, Comlurb, Secretarias Municipais de Ordem Pública, de Conservação, de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Educação, de Habitação e Riotur. Além disso, também estão integrados ao projeto a CEG, a Cedae, a Light, o Metrô, a Supervia, a Rio Ônibus, a Ponte Rio-Niterói e a Lamsa.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG