Prefeito do Rio vai contratar empresa para fiscalizar bueiros

Paes convocou reunião de emergência com representantes da Light e da CEG e cobrou solução rápida para as explosões em bueiros

Luisa Girão, iG Rio de Janeiro |

Prefeitura-RJ
Prefeito afirma que não pode mais confiar na fiscalização das empresas
O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que irá contratar uma empresa terceirizada para vistoriar as 1.170 câmaras subterrâneas da Light espalhadas pela capital.

Paes também quer que além da concessionária de energia, a CEG ( distribuidora de gás ) assine um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado para que faça reparos em suas tubulações.

Vistoria do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro) em 21 bueiros do centro do Rio constatou que em sete deles o risco de explosão é de 100%. Segundo o Crea, há gás vazando nessas câmaras .

“A Prefeitura vai pagar a conta dessa fiscalização porque não dá para confiar no monitoramento deles”, informou o prefeito. Paes disse ainda que, por enquanto, não sabe se irá repassar o custo do serviço para Light e CEG.

Emboora tenha reconhecido a presenta de gás em alguns bueiros que explodiram, a CEG constestou a vistoria do Crea e afirmou que não pode se responsabilizar pelas explosões nos bueiros da Light, já que a perícia não concluiu as investigações que podem apontar a causa dos acidentes.

O prefeito disse que na próxima quarta-feira vai ser reunir com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para debater o problema no Rio.

O prefeito convocou uma reunião de emergência nesta quarta-feira com representantes da Prefeitura, da Light, da CEG e do Ministério Público.

O promotor Rodrigo Terra afirmou que caso a empresa não assine no TAC irá manter o processo que move contra a empresa há cerca de dois meses. Na ação, ele pede à Justiça que a CEG seja multada em R$ 1 milhão.

    Leia tudo sobre: bueirosexplosãolightTACmultaprefeitura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG