'Polícia vai cumprir avanço das UPPs', diz Beltrame

Para secretário de Segurança do Rio, suposta união de traficantes rivais não faz diferença

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

O secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, garantiu nesta segunda-feira que a Polícia Militar está preparada para cumprir o avanço do projeto de pacificação das favelas cariocas. Notícias divulgadas recentemente na imprensa informaram que traficantes rivais supostamente teriam se encontrado no Complexo do Alemão para propor uma união de forças contra as UPPs.

© AP
Soldados do Bope fazem ronda na UPP do Morro da Providência, no centro do Rio
“Possuímos informações não confirmadas de que eles estariam se reunindo. Temos que nos preocupar em saber o que nossos inimigos estão pensando em fazer, mas isso, no entanto, não faz diferença. Existe um projeto traçado e a PM está preparada para cumpri-lo. Temos o poder da força policial e isso é constitucional. Se tivermos que utilizá-lo para implantar uma unidade que trará benefícios para comunidade, vamos usar dessa prerrogativa”, disse Beltrame durante a inauguração da UPP no Morro da Providência, no centro do Rio, a sétima da capital fluminense.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, informou que o serviço de inteligência está mapeando a movimentação dos traficantes. No entanto, segundo ele, o trabalho que está sendo desenvolvido é indiferente à possível união dos criminosos rivais. “Nossa decisão está tomada. Vamos fazer a pacificação das áreas estudadas independente de qualquer novo desenho do narcotráfico do Rio”, avaliou.

Para o comandante-geral, o tráfico de drogas no Rio possui algumas diferenças históricas que poderão fadar ao insucesso o suposto pacto montado entre os criminosos. “São inimizades e interesses diferentes. Vimos recentemente duas facções rivais do Complexo da Maré entrando em confronto. Esse é um sinal que temos hoje e acho que será muito difícil modificar”, disse Duarte. 

    Leia tudo sobre: UPPPM

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG