Polícia ocupa Morro dos Macacos, no Rio, para instalação de UPP

Será a 13ª Unidade de Polícia Pacificadora do Estado e, segundo a Secretaria de Segurança Pública, vai beneficiar 12 mil moradores

Daniel Gonçalves, especial para o iG |

Agência O Globo
Policiais do Bope no topo do Morro dos Macacos
Cerca de 180 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com apoio do 3º BPM (Méier), 6º BPM (Tijuca) e Batalhão de Choque ocupam desde o início da manhã desta quinta-feira (14) o Morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação marca o início da implantação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Esta será a 13ª UPP do Estado e, segundo a Secretaria Estadual de Segurança, vai beneficiar 12 mil moradores diretamente e 27 mil no entorno, que abrange também as comunidades conhecidas como Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel.

A Secretaria informou que, assim que a situação no Morro dos Macacos estiver estabilizada, o Bope vai expandir sua área de atuação para as comunidades vizinhas, como o Morro São João, Morro da Matriz e Favela do Quieto. As três favelas vão fazer parte do projeto da 14ª UPP, beneficiando oito mil moradores da região e outros 17 mil no entorno.

Ainda de acordo com a Secretaria, o objetivo é elevar os níveis de segurança dos bairros Maracanã, Vila Isabel, Grajaú, Riachuelo e Engenho Novo. Facções rivais do Morro dos Macacos e do Morro São João entram constantemente em guerra pelo controle dos pontos de venda de drogas. 

O capitão do Bope Ivan Blaz disse que até as 9h50 não houve confrontos com criminosos da área. Eles iniciaram a incursão na favela aproximadamente 40 minutos antes. Contudo, o capitão ressaltou que o Morro dos Macacos ainda não está todo ocupado, logo ainda pode haver troca de tiros.

Em outubro do ano passado, traficantes do Morro dos Macacos derrubaram um helicóptero da Polícia Militar. Dois dos quatro policiais que estavam na aeronave morreram no episódio.

UPPs

Atualmente, há 12 UPPs instaladas na cidade do Rio. Na zona sul, funcionam unidades nos morros Dona Marta, em Botafogo, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, e Ladeira dos Tabajaras/Morro dos Cabritos, em Copacabana.

Na zona norte, na área conhecida como “Grande Tijuca”, o governo inaugurou unidades nos morros do Borel, da Formiga, do Andaraí, do Turano e do Salgueiro. Na zona oeste, a polícia ocupou as comunidades do Jardim Batan, em Realengo, e de Cidade de Deus, em Jacarepaguá. No Centro, o Morro da Providência também ganhou uma UPP.

    Leia tudo sobre: uppsegurançamorro dos macacos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG