Polícia monta ação para reprimir arrastões no Rio

¿Cinturão de segurança¿ irá ocupar cerca de dez bairros considerados críticos

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

A Polícia Civil do Rio de Janeiro inicia nesta terça-feira a Operação Abutre que terá como objetivo reprimir a atuação de assaltantes em bairros da zona norte da capital fluminense. Cerca de 200 policiais de sete delegacias especializadas vão se dividir em pontos considerados críticos no entorno dos complexos do Alemão e da Penha. A ação acontecerá inicialmente por 90 dias, de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h. 

Segundo a corporação, a operação foi montada para diminuir os índices de assaltos e assassinatos nessas regiões. Para a polícia, o aumento da criminalidade nesses locais está ligado à implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Com a ocupação de favelas, criminosos teriam fugido para comunidades dos complexos do Alemão e da Penha, aumentando o número de arrastões e “bondes” nessas áreas. 

O “cinturão de segurança” irá ocupar aproximadamente dez bairros, entre eles Bonsucesso, Inhaúma, Penha, Olaria e Vicente de Carvalho. A ideia da operação é realizar blitzes para abordar motos e carros. O patrulhamento também servirá para reunir informações sobre as quadrilhas de assaltantes, podendo desencadear futuras operações. 

De acordo com a Polícia Civil, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) irá comandar a operação. As delegacias especializadas que irão dar apoio são: DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis), DRFC (Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas), DRAE (Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos), DRF (Delegacia de Roubos e Furtos), DCOD (Delegacia de Combate às Drogas), DRACO (Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) e Polinter. Agentes de algumas delegacias distritais, como a 21ª DP (Bonsucesso), a 22ª DP (Penha) e a 44ª DP (Inhaúma), também poderão dar suporte à ação. 

    Leia tudo sobre: políciaRio de Janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG