Polícia do Rio combate quadrilha suspeita de fraudes no Detran

Bando é apontado como responsável por burlar recolhimento de taxas nos processos de emplacamento de veículos

iG Rio de Janeiro |

Agentes da Delegacia Fazendária prenderam seis pessoas na manhã desta sexta-feira em uma operação para desbaratar uma quadrilha suspeita de fraudes no Departamento de Trânsito no Estado do Rio de Janeiro (Detran). O bando seria formado por ex-funcionários e despachantes que faziam inserções fraudulentas no cadastro do órgão, burlando o recolhimento de taxas nos processos de emplacamento de veículos.

Foram expedidos sete mandados de prisão e nove de busca e apreensão em escritórios e nas residências dos envolvidos. Cerca de 30 agentes participam da ação, que conta com apoio da Delegacia Anti-Pirataria e da Corregedoria do Detran.

A operação é realizada na cidade do Rio e nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

R$3 mil de propina

A Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Rio de Janeiro ofereceu denúncia contra seis funcionários do Detran e oito despachantes. A Justiça também decretou o afastamento dos agentes públicos de suas funções.

De acordo com a denúncia, a quadrilha atuava na Divisão de Atendimento aos Despachantes do Detran. A suposta quadrilha faria aproximadamente cem procedimentos fraudulentos por semana. Havia datas para os pagamentos dos serviços e valores pré-ajustados.

Interceptações telefônicas realizadas com autorização da Justiça identificaram subornos de R$3 mil. Entre as atividades ilegais praticadas estavam a emissão de documentos de veículos “fantasmas”, 2ª via de certificado de registro de veículo para inclusão de gás natural, 1ª licença sem emissão de nota fiscal, transferência irregular de propriedade, alterações irregulares de características de veículos e inclusão de blindagem sem autorização do exército.

    Leia tudo sobre: detranfraudesoperação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG