PM e MP realizam operação no RJ e em SP contra tráfico de drogas

Investigações apontam que traficantes do Comando Vermelho e do PCC fizeram aliança para compra e venda de entorpecentes

iG Rio de Janeiro |

Fernando Quevedo / Agência O Globo
Policiais militares realizam buscas no Morro do Dezoito, no bairro de Água Santa, zona norte do Rio
Treze suspeitos foram presos e dois menores apreendidos em uma operação para combater o tráfico de drogas nesta quarta-feira (11) nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As investigações indicaram uma aliança entre as facções criminosas PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) na distribuição de drogas.

No total, foram expedidos 19 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão para serem cumpridos no RJ e em SP. Os suspeitos são acusados de associação para o tráfico de entorpecentes, corrupção ativa e tráfico de drogas. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público e pela PM do Rio.

Leia também: Fora das UPPs - Veja os locais onde o tráfico ainda fecha ruas no Rio

As buscas ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Teresópolis, Araruama, Rio das Ostras e São Paulo.

De acordo com o Gaeco, as investigações começaram em novembro do ano passado em Teresópolis, após traficantes tentarem subornar PMs para que o tráfico na região não fosse reprimido. A partir desse fato, as autoridades identificaram a favela de Mandela, em Manguinhos, zona norte da capital fluminense, como um dos principais pontos de distribuição de drogas para diferentes bairros e municípios do Rio.

A comunidade, de acordo com as investigações, serve como entreposto de entorpecentes, recebendo substâncias ilícitas de São Paulo e distribuindo para outras favelas do Rio também dominadas pelo CV e as cidades de Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Teresópolis, Rio das Ostras e Araruama.

A droga vinda para o Rio era comprada com integrantes do PCC. As investigações apontam que em razão da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e da prisão de muitos integrantes do Comando Vermelho, os traficantes cariocas constituíram uma aliança com os criminosos de São Paulo.

Na comunidade Mandela foi encontrada uma casa que seria do traficante conhecido como Marcelo Piloto. Na residência do criminoso, foram apreendidos uma geladeira, um fogão, uma TV, um hometeather, 13 móveis e seis notas fiscais de produtos roubados. Os policiais também apreenderam 25 motocicletas.

Os PMs apreenderam duas prensas na favela do Jacarezinho. Cerca de 4.380 papelotes de cocaína, 314 frascos de cheirinho da loló e seis tabletes de maconha foram apreendidos na comunidade do Jacarezinho, além de um fuzil e um rádio transmissor. Foram recolhidos ainda uma pistola, um revólver e uma réplica de metralhadora.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG