PM do Rio apresenta novo helicóptero blindado

De fabricação americana, aeronave auxiliará operações policiais em áreas de conflito e também poderá ser utilizada em resgates

iG Rio de Janeiro | 04/02/2011 20:19

Compartilhar:

Foto: Salvador Scofano

Huey Two possui blindagem que suporta tiros de fuzil e tecnologia para voos noturnos

A Polícia Militar do Rio de Janeiro apresentou nesta quinta-feira (4) o novo helicóptero blindado da corporação. De fabricação americana, a aeronave irá auxiliar nas operações policiais em áreas de conflito e poderá ser utilizada também em resgates.

O helicóptero modelo Huey Two está equipado com blindagem que suporta tiros de fuzil e possui aperfeiçoamentos, como guincho para descidas de emergência e barra transversal de desembarque de tripulantes em movimento.

Outro aspecto importante da aeronave é a cor bronze fosco, que substitui o tradicional azul da PM, criando um efeito de camuflagem, própria para operações policiais em áreas de conflito, como as regiões montanhosas do Rio.

Foto: Salvador Scofano Ampliar

Aeronave tem a cor bronze fosco, criando um efeito de camuflagem

Com capacidade para dois pilotos e até 13 tripulantes, o novo helicóptero será utilizado principalmente para dar apoio logístico à tropa, que deflagra operações no solo. E, em razão de sua grande capacidade de carga, também poderá ser utilizado para dar suporte a outras regiões do Estado, como a Serrana, por exemplo.

“O Huey é um helicóptero preparado para guerra, mas adaptado para o emprego policial. Sua blindagem garante que a aeronave, ainda que atingida por disparos, não alcance pontos vitais”, explicou o subcomandante do Grupamento Aeromarítimo (GAM), tenente-coronel Miguel Francisco Ramos.

Voo noturno

Além de instrumentos de navegação digitais, a aeronave está configurada para utilizar o NVG (Night Vision Goggles) para voos noturnos. Segundo Ramos, hoje só falta instalar mais alguns equipamentos, como os óculos de visão noturna para serem acoplados ao capacete dos pilotos, para, então, iniciar as operações noturnas com máxima segurança.

Com a chegada do Huey Two, a Polícia Militar do Rio soma quatro helicópteros em sua frota, mais dois aviões, estes usados basicamente para o transporte de presos, carga e órgãos.

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo