PF faz operação no Rio contra desvio de doações

Esquema de comercialização de mercadorias apreendias pela Receita Federal teria desviado R$ 3 milhões no Estado

iG São Paulo |

A Polícia Federal e a Receita Federal do Brasil realizam, nesta quinta-feira, a operação denominada "Pilantropia" com o objetivo de desarticular um esquema de desvio e comercialização de mercadorias apreendidas pela Receita e doadas a Órgãos Públicos e entidades filantrópicas.

Cerca de 100 servidores cumprem 15 mandados judiciais de busca e apreensão e 7 mandados de prisão no Rio de Janeiro e municípios vizinhos. De acordo com a PF, o valor das mercadorias desviadas, que seriam destinadas a três prefeituras e uma unidade militar, no ano de 2009 e início de 2010, é de aproximadamente R$ 3 milhões. 

Os mandados de prisão e apreensão abrangem escritórios das empresas supostamente relacionadas ao esquema, depósitos de mercadorias e residências dos prováveis envolvidos.

A PF afirma que foi determinado, judicialmente, o afastamento das funções de todos os servidores suspeitos de fraude, incluindo o chefe do esquema, cuja identidade não foi revelada, mas que foi preso em Foz do Iguaçu, no Paraná. Entre outros crimes, eles podem responder por peculato, formação de quadrilha e receptação.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG