Ônibus no Rio só poderão circular com velocidade máxima de 50 km/h

Medida vale também para veículos que fazem transporte escolar. Em vias rápidas, como a avenida Brasil, velocidade poderá ser maior

iG Rio de Janeiro |

Agência O Globo
Trânsito em uma das pistas do Aterro do Flamengo, que também não terá a restrição de velocidade determinada pela Prefeitura
Em resolução publicada nesta sexta-feira (1º) no Diário Oficial do Município, a Secretaria de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a velocidade máxima permitida para os ônibus que circulam pela cidade passará a ser de 50 km/h.

A alteração dos limites de velocidade baseou-se em estudos técnicos realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).

"A segurança viária é um atributo essencial para a boa gestão do transito da cidade", argumenta Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes, acrescentando que a realização desses estudos foi motivada pela percepção de que há um excesso de velocidade dos ônibus em determinados horários e vias da cidade.

O novo limite será adotado também nos corredores preferenciais de ônibus, os BRS. Ficam excluídas da regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h as vias de trânsito rápido onde a velocidade máxima será dada em função da regulamentação e da devida sinalização específica de cada uma.

As vias que estão fora da exigência dos 50 km/h são as avenidas Brasil, Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), Infante Dom Henrique (aterro do Flamengo, na zona sul), Nações Unidas (Botafogo, na zona sul), Presidente Juscelino Kubitschek (Perimetral, no centro), Presidente João Goulart (Linha Vermelha) auto-estrada Lagoa Barra (zona sul), Dom João VI (zona oeste) e 31 de Março (centro), além do viaduto do Gasômetro (centro), o elevado do Joá (zona sul) e os túneis Rebouças (que liga as zonas norte e sul), Santa Bárbara (que liga o centro à zona sul) e Zuzu Angel (zona sul).



    Leia tudo sobre: velocidade máxima ônibusRio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG