No Rio, Lula agradece Cabral por ocupação ao Complexo do Alemão

O presidente participou, nesta quinta-feira (02), da entrega da Ordem do Mérito Cultural 2010, no Theatro Municipal do Rio

Luisa Girão, iG Rio de Janeiro |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta quinta-feira (02), da entrega da Ordem do Mérito Cultural 2010, no Theatro Municipal, no Centro do Rio. No final da cerimônia, Lula elogiou a atuação do governador Sérgio Cabral na ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade. “O que você está fazendo, de devolver a cidadania ao povo trabalhador e honesto, vai ficar marcado na vida do Rio de Janeiro e do Brasil. Muito obrigado por não negociar com aqueles que não merecem”, disse Lula ao Cabral.

Roberto Filho/AgNews
"Muito obrigado por não negociar com aqueles que não merecem¿, disse Lula ao governador Sérgio Cabral

Em clima de despedida, Lula ainda ressaltou que está a menos de 30 dias do final do seu mandato presidencial e aproveitou para relembrar momentos importantes dos seus oito anos de governo. “Em junho de 2003, eu fui convidado para participar da reunião do G8. Essa era a primeira vez que um presidente do Brasil ia participar dessa reunião. Sai de lá com uma sensação de alivio porque aprendi minha primeira lição, como presidente: eu não preciso falar inglês para governar o Brasil”, afirmou ele, que foi saudado com gritos de “volta, Lula!”.

O presidente também comentou outro encontro importante, com os líderes dos países para discutir a crise econômica mundial, em 2009. “Rico quando está em crise, dá calote e acaba com o problema. Pobre vai para o Serasa”, disse, acrescentando: “Se me perguntarem um dia porque o meu governo fez sucesso, eu vou dizer que nós fizemos o óbvio. É essa a única coisa que o governante tem que fazer. Inventar é para cientista”. No início da cerimônia, o presidente Lula sancionou o Plano Nacional da Cultura, que vai definir as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos.

Roberto Filho/AgNews
Lula, Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Juca Ferreira

O ministro da cultura Juca Ferreira, o prefeito do Rio Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral também participaram da cerimônia, que premiou 40 pessoas que contribuem para a cultura brasileira. Leonardo Boff, Glória Pires e Gal Costa estavam entre o seleto grupo.

    Leia tudo sobre: Lulaordem do mérito culturalSérgio Cabral

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG