No Dia Mundial Sem Carro, estacionamento é proibido no Centro do Rio

Outra medida adotada será a redução da velocidade média máxima para 30 km em nove bairros

Bruna Fantti e Daniel Gonçalves, especial para o iG |

Os motoristas precisam redobrar a atenção nesta quarta-feira ao seguir para o Centro da cidade do Rio de Janeiro para não estacionarem em local proibido. No Dia Mundial Sem Carro, o recomendado pela prefeitura é usar transporte público. Guardas municipais e agentes da Companhia de Engenharia e Tráfego estarão nas ruas para auxiliar e fiscalizar o trânsito.

Quem não respeitar está sujeito à multa e terá o automóvel rebocado. A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro colocou mais 800 ônibus nas ruas, um aumento de 10%, para facilitar a mobilidade.

Neste ano serão mais de 2 mil vagas com estacionamento proibido, o dobro do que foi estipulado em 2009, quando o Rio aderiu ao movimento que começou em 1988, na França, e é comemorado simultaneamente em várias cidades do mundo. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa ao meio ambiente.

As vagas do Rio Rotativo e aquelas reservadas aos órgãos públicos, no Centro, estão bloqueadas nas avenidas Presidente Antonio Carlos, rua da Assembleia, 1º de Março e Rio Branco, além de todas as transversais até a Igreja da Candelária. Segundo a prefeitura, serão menos 2.100 carros estacionando nesta região.

Uma das medidas adotadas pela prefeitura nesta quarta-feira que será permanente é a redução da velocidade média máxima para 30 km em nove bairros.

São eles: Del Castilho, Ilha do Governador, Anchieta e Grajaú, na zona norte, Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, Barra da Tijuca/Jacarepaguá, na zona oeste, e Ipanema, na zona sul. O objetivo é permitir o tráfego de bicicletas e carros em uma mesma via. O bairro de Copacabana já adotava a medida.

Acompanhe o trânsito em SP, Rio e BH

    Leia tudo sobre: trânsitodia mundial sem carrocentro do rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG