Mutirão emite mais de 1,7 mil documentos para moradores da região serrana

Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, INSS e Incra fizeram parceria para atender vítimas das chuvas

Agência Brasil |

Com a finalidade de prestar solidariedade e levar cidadania às vítimas das chuvas de janeiro da região serrana do Rio de Janeiro, várias instituições do governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fizeram uma parceria para agilizar a emissão de documentos para as famílias que perderam tudo o que foi levado pela força das águas.

Foi realizado um mutirão nesta semana para a emissão de documentos como CPF, Carteira de Trabalho, identidade, certidão de nascimento e carteira de pescador.

Nos meses de fevereiro e março, o mutirão emitiu 1.774 documentos e 1039 pessoas receberam atendimento, de acordo o balanço divulgado na última sexta-feira (29) pelo Incra e MDA. Além do apoio oferecido por órgãos públicos, a iniciativa contou ainda com uma unidade móvel do Ministério do Trabalho e a parceria do Sebrae-Rio e do Banco do Brasil. O banco estatal ofereceu linha de crédito especial para os produtores rurais prejudicados pela tragédia do início do ano.

A iniciativa seguiu determinação da Casa Civil da Presidência da República e faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, criado em 2004, para garantir acesso de políticas públicas às mulheres que trabalham em áreas rurais por meio da emissão de documentos.

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