Ação conjunta das polícias do RJ e SP desvenda conexão interestadual do tráfico

Favela do Rio recebia drogas vindas de SP. Refinaria foi achada em Campinas. Integrantes de torcida organizada são investigados

iG Rio de Janeiro |

Uma operação conjunta das polícias Civil do Rio de Janeiro e São Paulo, na manhã desta quarta-feira (28) resultou na prisão de 13 pessoas e na descoberta de uma refinaria do tráfico de drogas na cidade de Campinas.

Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da torcida Mancha Verde, do Palmeiras, no bairro paulistano de Perdizes, para qualificar suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas interestadual.

Como parte da ação, batizada de operação Tufão, os policiais do Rio fizeram uma incursão na favela do Jacarezinho, na zona norte carioca. Houve troca de tiros. Um suspeito foi morto. Um policial foi baleado. Uma moradora da comunidade foi atingida no braço e no tórax e está internada. Os agentes prenderam na favela dois suspeitos e recolheram material para embalar drogas e uma pistola.

Na refinaria descoberta em Campinas, os policiais paulistas prenderam dois suspeitos e recolheram 2,5 kg de cocaína, 1,5 kg de crack e 300 gramas de maconha e material para refino e maquinário. Um outro suspeito foi preso no bairro Freguesia do Ó, na capital paulista.

Droga para bairro boêmio do Rio

As investigações das duas polícias indicaram que o traficante Nilson Roger da Silva de Freitas, vulgo "Roger do Jacaré", era o principal fornecedor de drogas da Lapa, bairro boêmio do centro do Rio e que servia como destino dos traficantes para a venda das drogas que eram guardados no Jacarezinho.

O material entorpecente tinha como origem a cidade de Foz do Iguaçu e passava por São Paulo, onde carros particulares de pequeno porte se encarregavam de terminar o trajeto até a favela do Jacarezinho.

No ano de 2010, duas pessoas foram presas quando transportavam a droga para Xerém e São Pedro da Aldeira. Na época, foi identificada a participação de criminosos de Foz do Iguaçu, Santos, Carapicuiba, São Paulo, Seropédica e Cabo Frio.

    Leia tudo sobre: operaçãopolícia civiljacarezinho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG