Marinha entrará com quase 200 homens na Rocinha

Força militar diz que este é o maior efetivo convocado pela corporação para atuar em operações no Rio de Janeiro

iG Rio de Janeiro |

A Marinha informou na tarde deste sábado que irá disponiblizar 194 homens e 18 veículos blindados de sua frota para auxiliar a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro na ocupação da Favela da Rocinha, que terá início na madrugada deste domingo (13). Será o maior efetivo empregado até agora nas ações de apoio logístico às operações de segurança no estado.

Relembre a atuação: Veja vídeo dos blindados da Marinha em ação no Complexo do Alemão

AE
Veículo blindado da Marinha que foi usado na ocupação do Complexo do Alemão, em novembro de 2010

Em entrevista coletiva, o capitão de mar e guerra Yerson de Oliveira Neto informou que dos 194 militares, 19 são oficiais e 175 são praças.

Saiba mais: Veja vídeo que mostra o interior de um blindado usado no Complexo do Alemão

Eles irão atuar após terem estudado o território da favela, já que a Marinha sobrevoou a comunidade em novembro e mapeou os acessos à Rocinha. Os militares também identificaram as localidades onde os criminosos teriam facilidade de montar barreiras a fim de dificultar o acesso dos blindados da corporação.

No ano passado, a Marinha também ofereceu apoio logístico à Secretaria de Segurança Pública do Rio durante a ocupação do Complexo do Alemão, em novembro.

Um dos blindados utilizados no Complexdo do Alemão é o CLAnf. Capaz de transportar grandes obstáculos, como barricadas, o veículo tem boa capacidade de transporte de tropa: carrega até 22 militares a bordo.

Porém, por ser grande, ele tem uma capacidade maior de danificar objetos que o cercam, como mobiliário urbano.

    Leia tudo sobre: rocinhavidigalnemoperaçãopolíciaocupação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG