Mais de 70 corpos já estão no IML de Teresópolis

Até o momento, apenas dez foram identificados; delegado estima que trabalho leve mais de 48 horas

Flávia Salme, enviada especial a Teresópolis (RJ) |

Pelo menos 78 corpos de vítimas dos deslizamentos de terra ocorridos no município de Teresopolis, na Região Serrana do Rio, entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta-feira já estão no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, localizado na 110ª DP. Segundo o delegado adjunto, Wellington Pereira, dez corpos já foram identificados.

No total, são aguardados 89 corpos e caminhões frigoríficos estão ajudando no transporte para o IML. Como o instituto só tem espaço para receber dez corpos, eles estão sendo colocados lado a lado no chão. Os familiares estão sendo chamados em grupos, assinam um termo de reconhecimento e são encaminhados para a Defensoria Pública para fazer um pedido de sepultamento.

De acordo com o delegado Wellington Pereira, para evitar uma identificação errada, a polícia está colhendo impressões digitais das vítimas e faz também a fotografia dos rostos delas, chamada de máscara cadavérica. Os trabalhos contam com quatro delegados de plantão, aproximadamente 30 policiais, três peritos e três papiloscopistas, além do juiz José Ricardo, da Comarca de Teresópolis, que já autorizou o alvará de sepultamento para as famílias.

Rodrigo Bappos, presidente da Comissão de Juizados Especiais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) acompanha a movimentação no IML. “Estamos tentando ajudar no que for possível na liberação dos corpos dessas vítimas. É preciso identificá-los, o que já é um trabalho difícil e, posteriormente, agilizar a documentação para liberar esses corpos”, disse Bappos.

Cerca de 100 pessoas se aglomeram na porta do IML para tentar identificar os parentes. Muitas delas fornecem na própria rua dados na esperança de encontrar pessoas desaparecidas.

    Leia tudo sobre: teresópolischuvastragédiatemporaldeslizamentos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG