Mais de 220 carros rebocados em Copacabana

Prefeitura também multou 732 por estacionamento irregular no bairro, onde são esperados 2 milhões de pessoas

iG Rio de Janeiro |

Até o momento, a operação Choque de Ordem Réveillon 2011, realizada por agentes prefeitura, rebocou 220 veículos e multou 732 por estacionamento irregular em Copacabana. Cinquenta e dois ônibus de Turismo foram impedidos de estacionar no Corte de Cantagalo, na Lagoa, um dos acessos a Copacabana. Sete flanelinhas foram detidos e levados para a 12ª DP (Copacabana).

Agentes apreenderam com ambulantes não autorizados na orla de Copacabana e Leme 777 latas de cerveja, 410 águas, 258 refrigerantes, 111 unidades de doces, 60 guaranás naturais, 96 biscoitos, 33 guarda-chuvas, 80 kg de carne, 20 capas de chuva, 9 isopores, 30 milhos cozidos, 131 cadeiras de praia, 1 carrinho para transporte de mercadoria, 12 garrafas de vinho, 22 sucos, 6 energéticos, 72 ice teas, 185 copos de acrílico, 1 lona, 80 sacos de gelo, 12 carroças de ferro e 400 cocos verdes.

A fiscalização recolheu 58 barracas de camping montadas nas areias de Copacabana.

Primeiro boletim divulgado pelo Centro de Operações do Rio sobre a realização da festa de ano-novo informa que desde as 18h começou o esquema especial de trânsito na cidade, que conta com 360 agentes de trânsito.

A prefeitura espalhou oito painéis móveis da CET-Rio, a fim de informar as condições do tráfego, horários de interdições e restrições de estacionamento. Nesta noite (31), o Centro de Operações irá monitorar com 30 câmeras toda a área onde haverá evento festivo. De acordo com a necessidade, os sinais de trânsito poderão sofrer alterações a fim de melhorar o tráfego.

Para evitar problemas no trânsito, a prefeitura recomenda aos motoristas que evitem circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, como Copacabana, Lagoa e Botafogo. Sinalização especial foi montada para orientar a quem estiver de carro. A operação especial terminará às 19h deste sábado (1º).

Principais interdições no trânsito :

O fechamento total do bairro de Copacabana começou às 18h, com 24 bloqueios externos em Ipanema ( Rua Bulhões de Carvalho e outras ), Lagoa ( Corte do Cantagalo ) e Botafogo ( ruas Real Grandeza,  Passagem, General Severiano, Lauro Muller e Túnel do Pasmado ).

O acesso ao bairro só pode ser feito por ônibus, táxis, motocicletas e metrô. Estão liberados os veículos de bombeiros, da polícia e ambulâncias. Moradores também estão proibidos de circular de carro no local.

Desde as 7h, a pista junto à praia da Avenida Atlântica está fechada no trecho entre o posto 6 e a Praça Almirante Júlio de Noronha. Às 15h foi interditada a pista junto aos prédios, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel. No Leme, a pista junto aos prédios foi mantida aberta para garantir a saída do bairro.

Como chegar :

Metrô – Estarão abertas as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. Vale lembrar que o Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada de bilhetes para utilização em horários  pré-determinados. A venda dos bilhetes encerrou às 19h.

Ônibus– Mais de 80 linhas passam pela área do evento, de diversas regiões da cidade.

Ônibus de turismo – só poderão estacionar na área do Teleporto e na Avenida Rio Branco.

A Prefeitura informa que possuiu reboques em pontos estratégicos, que irão circular pela área de abrangência do evento para reprimir o estacionamento irregular. Veículos estacionados irregularmente serão levados para os depósitos públicos municipais.

Outras interdições :

Na Barra da Tijuca, a Avenida Lúcio Costa, também foi fechada às 18h, em frente à praça São Perpétuo (Praça do Ó ). O tráfego será reaberto às 12h do dia 1º de janeiro.

No Recreio dos Bandeirantes, a movimentação de veículos foi proibida na Avenida Lúcio Costa, pista junto à orla, no trecho entre a Avenida Gláucio Gil e a Avenida Pedro Moura, das 18h desta sexta-feira até as 11h do dia 1º .

Previsão do tempo

De acordo com o sistema Alerta Rio, da prefeitura, o tempo continua instável no município, com céu nublado a encoberto devido a atuação de áreas de instabilidade. A temperatura deve variar entre 29,3°C e 22,9°C.

O radar meteorológico da cidade  opera normalmente. Neste momento, chove leve na praia de Copacabana. No período da tarde foi observada chuva fraca na Baixada Fluminense e Região Serrana. A Rede Pluviométrica registrou nas últimas 24 horas precipitação de 5,0 mm na estação Sepetiba.

Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Smsdc) preparou um esquema especial de atendimento na orla de Copacabana para a noite de réveillon. Seis postos de atendimento estarão à disposição da população, com 140 profissionais de saúde, sendo 62 médicos.

Os postos contarão com 66 leitos. Para os casos mais graves, que necessitarem de remoção, 56 ambulâncias UTIs estarão de prontidão. As unidades ficarão em frente ao antigo hotel Méridien (10 leitos), na rua Duvivier (12 leitos), na rua Rodolpho Dantas (12 leitos), na rua Fernando Mendes (10 leitos), em frente ao hotel JW Merriot/Santa Clara (10 leitos) e entre as ruas Xavier da Silveira e Bolívar (12 leitos).

A Defesa Civil terá 10 técnicos na coordenação das ações monitoramento e de contingência, caso haja qualquer eventualidade na orla. Foi montado um sistema de comunicação integrado entre todos os órgãos e a Defesa Civil, via canais exclusivos de rádio, para facilitar o intercâmbio entre os envolvidos no evento. Os profissionais ficarão baseados em um Centro Móvel de Operações, na Escola Municipal Dr. Cícero Penna, na Avenida Atlântica.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG