Liesa se reúne para discutir rebaixamento no carnaval

Hipótese mais provável é de que esse ano não tenha escola rebaixada

Fábio Grellet, especial para o iG |

Membros da Liga das Escolas de Samba (Liesa) vão se reunir na noite desta segunda-feira (2) para decidir se o Grupo Especial terá ou não rebaixamento de agremiações neste ano. A hipótese foi cogitada após o incêndio ocorrido na Cidade do Samba que destruiu os barracões da Grande Rio, Portela e União da Ilha.

“A decisão final será tomada na reunião plenária que vai acontecer hoje à noite na sede da Liesa. Mas tudo leva a crer que nenhuma escola será rebaixada”, disse o administrador da Cidade do Samba, Ailton Guimarães Jorge Júnior.

De acordo com o administrador, uma opção seria o Grupo Especial passar a contar com 13 escolas em 2011, já que nenhuma seria rebaixada e a campeã do Grupo de Acesso subiria.

Destruição


Jorge Júnior informou que o incêndio desta segunda-feira destruiu mais de três mil fantasias e oito carros alegóricos da Grande Rio, consumindo tudo o que havia no barracão da escola de Duque de Caxias. “Ainda é cedo para definir o prejuízo, mas estimo em até R$ 5 milhões”, disse.

Segundo o administrador, a União da Ilha perdeu duas mil fantasias e um carro alegórico. A Portela foi a menos afetada das três, perdendo somente duas mil e 800 fantasias.

Causas

O administrador da Cidade do Samba negou que o incêndio tenha começado em um dos barracões da Liesa. “Ali não tem material inflamável suficiente para causar um incêndio dessas proporções. Pelo que soube até agora, o fogo começou no barracão da União da Ilha”.

Jorge Júnior descartou a hipótese de o incêndio ter sido criminoso. Ele afirmou que o sistema de combate a incêndio da Cidade do Samba será revisado.

“O problema não foi nenhuma irregularidade no sistema de combate a incêndio e, sim, devido à quantidade de material inflamável e à rapidez que fez com o que o fogo se propagasse rapidamente”, disse o comandante do Estado Maior do Corpo de Bombeiro, Pedro Machado.

    Leia tudo sobre: carnaval 2011liesaincêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG