Incêndio é controlado no Parque do Itatiaia, no Rio de Janeiro

Nos últimos 30 dias, uma grande queimada destruiu pelo menos 1.200 hectares do parque

AE |

selo

Foram controlados os dois focos de incêndio encontrados nos últimos dias no Parque Nacional do Itatiaia, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de não haver mais pontos de queimada na unidade de conservação, funcionários intensificaram o monitoramento de toda a área para evitar que o fogo se alastre e destrua a vegetação. 

Nos últimos 30 dias, uma grande queimada destruiu pelo menos 1.200 hectares do parque - o que corresponde a 4% de sua área total. Animais mortos foram encontrados e exemplares da bromélia "fernseea itatiaiae", ameaçada de extinção, foram destruídos. 

Cerca de 200 bombeiros e brigadistas trabalharam para apagar os focos, que se espalharam em áreas de difícil acesso. O grupo conseguiu controlar o fogo com o auxílio de helicópteros e de equipes de outros parques, mas novos pontos de queimada são encontrados a cada dia devido a incêndios criminosos e ao tempo seco na região. 

"A estiagem provoca um aumento do número de incêndios, o período mais crítico é justamente nos meses de agosto e setembro", afirma Gustavo Tomzhinski, responsável pela área de Prevenção e Combate a Incêndios da área. 

A parte alta do parque, onde fica o Pico das Agulhas Negras, chegou a ficar fechado e foi reaberto para visitação na última sexta-feira. Os administradores informaram que poderão interditar novamente a região caso o fogo volte a se alastrar. 

As causas das queimadas ainda não foram descobertas. No dia 21 de agosto, segundo ambientalistas, dois homens foram presos suspeitos de incendiarem a mata para a criação de pastagens. Eles foram levados para a delegacia de Itamonte, em Minas Gerais, e já foram liberados. "É possível dizer que 99% dos incêndios são criminosos, pois muitas pessoas usam o fogo para a limpeza de pastagens", disse Tomzhinski.

    Leia tudo sobre: rio de janeiroincêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG