Implantação de UPP no Alemão terá início em março de 2012

De acordo com o secretário de Segurança, ocupação policial acontecerá gradativamente

iG Rio de Janeiro |

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, disse nesta quinta-feira que a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos complexos de favelas do Alemão e da Penha vai ter início em março de 2012. Em entrevista à rádio CBN, ele afirmou que a ocupação da Polícia Militar acontecerá gradativamente.

No primeiro mês, 500 policiais vão ser destacados. Outros 500 ocuparão a UPP em abril, mais 500 em maio e 700 junho, totalizando 2.200 agentes. Segundo Beltrame, os militares da Força de Pacificação do Exército vão permanecer nos complexos de favelas até esse cronograma ser concluído.

“Não podemos abrir mão de parceiros que têm objetivos concretos. A manutenção do Exército naquela área é maior que qualquer coisa. A permanência da tropa naquela região nos permite avançar nas soluções dos problemas”, avaliou.

Sobre o confronto ocorrido na noite da última terça-feira (6), Beltrame disse que situações como essa eram esperadas. “Centenas, para não dizer milhares de pessoas, hoje não são mais escravas da mira de um fuzil. Para se conquistar isto, nós vamos ter algum problema”, concluiu.

Patrulhamento

Após os conflitos entre traficantes e integrantes da Força de Pacificação nos últimos dias, o Exército montou quatro bases avançadas de patrulhamento no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo o Relações Públicas das tropas, major Marcus Vinícius Bouças, os “pontos fortes” permitem o monitoramento fixo, diferentemente do patrulhamento móvel, feito em outras ocasiões. Ele destacou que ao longo desta quinta-feira (8) a situação no local deve voltar à normalidade.

“Esse reforço no patrulhamento é episódico, mas já está tudo voltando ao normal e esse esquema de segurança também vai ser retomado da forma que era antes”, garantiu.

O major disse, no entanto, que novas operações podem ocorrer ainda hoje. Ao todo, 1,7 mil militares estão espalhados pelos complexos do Alemão e da Penha. Ele destacou que mais 200 homens estão disponíveis, caso seja necessário. O funcionamento do teleférico do Complexo do Alemão , que foi interrompido ontem (7), será retomado na tarde de hoje.

*com informações da Agência Brasil

Assista ao vídeo sobre os últimos conflitos no Complexo do Alemão:

Caso não consiga ver este vídeo, clique no link abaixo para assistir na TV iG:

Polícia reforça patrulhamento no Complexo do Alemão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG