Em todo o estado, 74% da população já foi recenseada

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terminou neste final de semana a coleta de dados para o Censo 2010 em dois dos 92 municípios fluminenses: Aperibé e São José de Ubá, ambos no Norte do Estado do Rio.

De acordo com o chefe da unidade estadual do IBGE, Romualdo Rezende, em São José de Ubá os técnicos ainda vão voltar aos domicílios onde os recenseadores não encontraram moradores. Em Aperibé, que tem 9,5 mil habitantes, o recenseamento foi considerado concluído.

"Em Aperibé a coleta se encerrou no final de agosto, mas fizemos uma revisão da coleta e a consideramos encerrada na sexta-feira (17). Em Ubá, a coleta se encerrou na sexta-feira, mas estamos no processo de revisão dos indicadores levantados”, explicou.

Segundo Rezende, em São José de Ubá vários moradores migraram da área rural para a cidade, deixando vazias muitas das casas visitadas no interior. "Nessas condições, voltaremos aos locais e verificaremos se muitas das fazendas são mesmo de uso ocasional", disse.

Em todo o estado, 74% da população foi recenseada. Isso significa que 80% dos domicílios já foram visitados pelos agentes recenseadores, de acordo com dados divulgados hoje. Em todo o País, o percentual é o mesmo.

Na cidade do Rio de Janeiro, Rezende explicou que a coleta está dentro da meta prevista, com 73% da população entrevistada. O grande problema do Rio, destaca, é a dificuldade de encontrar os moradores em casa nas áreas mais nobres, como Barra da Tijuca e Zona Sul.

"Nas áreas de maior poder aquisitivo encontramos menos moradores por domicílio. São, normalmente, duas pessoas morando e trabalhando, e que só chegam à noite. Nos finais de semana também é difícil encontrá-las", explicou. O Censo 2010 começou no dia 1º de agosto e se estenderá até o final de outubro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.