'Hoje é um dia de tristeza', avalia presidente da União da Ilha

Incêndio na Cidade do Samba destruiu 98% das fantasias da agremiação

Bruna Fantti, iG Rio de Janeiro |

Futura Press
Bombeiros controlam chamas que destruíram barracões na Cidade do Samba

Mesmo abalado com a destruição de 98% das fantasias da escola de samba União da Ilha pelo incêndio que atingiu a Cidade do Samba na manhã desta segunda-feira (7), o presidente da agremiação, Ney Filardes, tenta manter o otimismo. “Vamos fazer um carnaval lindo em 2012. Temos que pensar nisso”, disse o presidente ao iG .

As 15 bitucas de cigarro no cinzeiro ao seu lado, no entanto, demonstram o real nível de sua apreensão. “Por sorte, ninguém se machucou. Carnaval é festa, mas hoje é um dia de tristeza. Infelizmente, quis o destino que isso acontecesse”.

De acordo com Filardes, 20 pessoas trabalhavam nos andares superiores do barracão, localizado na Cidade do Samba, quando o fogo teve início, por volta de 6h30 da manhã. “Os funcionários viram uma fumaça preta saindo da parede e das divisórias com o barracão da Liesa [Liga Independente das Escolas de Samba]. Eles chamaram a brigada local, mas as chamas já tinham se espalhado”.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que vai destinar recursos para a reconstrução das fantasias ainda para este ano. No entanto, para o presidente da União da Ilha, o tempo é o maior empecilho. “Há coisas que o dinheiro não compra. Não tem como fazer o trabalho de 1 ano em 1 mês. O que podemos fazer é desfilar de forma simbólica para se manter no Grupo Especial”, avaliou Filardes, que orçou o carnaval da escola este ano em R$ 5,2 milhões.

A União da Ilha vai levar este ano para a avenida a história do naturalista Charles Darwin e suas descobertas. A escola será a primeira a desfilar na segunda-feira de Carnaval.

Embalados pelo enredo “A origem da vida”, seus integrantes pretendem montar um barracão improvisado e fazer um mutirão de costura ainda esta semana para tentar reconstruir o que sobrou.

*Com Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro

    Leia tudo sobre: carnaval riounião da ilhaincêndiocidade do samba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG