Governo vai antecipar Bolsa Família e aluguel social para cidades

Segundo a presidenta Dilma, os programas sociais vão atender os 5 mil desabrigados no Rio

Agência Brasil |

O governo federal vai antecipar o pagamento do benefício do Bolsa Família e do aluguel social (beneficío que a família recebe para custear outra casa) aos moradores das cidades fluminenses atingidas pelas chuvas dos últimos dias. O anúncio foi feito pela presidenta, Dilma Rousseff, após sobrevoar os municípios da região serrana do Rio de Janeiro.

”Nós vamos atender os desabrigados, os 5 mil, com algumas medidas. Uma delas é o aluguel social, a outra, estamos antecipando o Bolsa Família e o benefício da prestação continuada. Essa é uma ação específica para esse momento”, disse a presidenta.

Dilma ressaltou, no entanto, que, para acabar com os problemas de deslizamentos e alagamentos nas áreas urbanas, será preciso colocar em prática uma política de habitação. “Temos que ter uma política de habitação no País. A última que tivemos foi na época do BNH [Banco Nacional de Habitação]. Depois, agora no governo do presidente Lula, fizemos o Minha Casa, Minha Vida e continuarei com o Minha Casa, Minha Vida 2”, disse.

“Não há como resolver o problema de retirar as pessoas se não der moradia”, pontuou a presidenta.

Ao lado da presidenta, o governador Sérgio Cabral fez um apelo para que as prefeituras proíbam a construção de casas em áreas de risco. “Aqui não pode construir. É duro dizer isso, mas tem que dizer”, afirmou.

Dilma negou que as Forças Armadas irão trabalhar na reconstrução das cidades afetadas, pois, segundo a presidenta, o país dispõe de empresas capazes de atuar nessa situação.

    Leia tudo sobre: bolsa famíliaauxílio aluguelchuvas riodilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG