Governo do Rio inaugura UPP do Complexo de São Carlos

É a 17ª Unidade Pacificadora na capital fluminense. Ela atenderá 26 mil pessoas

iG Rio de Janeiro |

Divulgação/Governo do Rio
UPP do São Carlos será responsável por nove comunidades
O governo do Rio de Janeiro inaugurou na manhã desta terça-feira (17) a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Complexo do São Carlos, no Estácio, na região central da capital fluminense.

A nova UPP, a 17ª na capital, vai atender cerca de 26 mil moradores que vivem nas comunidades do São Carlos, Zinco, Querosene, Mineira, Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres. Esses morros foram ocupados pela polícia no início de fevereiro.

O efetivo da nova UPP será composto por 240 policiais, dos quais 51 são mulheres, até agora o maior número de policiais femininas entre as UPPs.

Já possuem UPPs as comunidades do Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Ladeira dos Tabajaras, Chapéu Mangueira, Babilônia e Dona Marta, na zona sul, Providência, na zona portuária, Borel, Formiga, Turano, Macacos, São João, na zona norte, Cidade de Deus e Batan, na zona oeste.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, um dos principais benefícios trazidos pelas UPPs é acabar com o domínio armado do tráfico de drogas nas comunidades.

As favelas que serão policiadas pela UPP de São Carlos tinham o domínio dividido por duas facções criminosas rivais e vivia sob constantes ameaças de confrontos entre bandidos.

    Leia tudo sobre: UPPSão Carlos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG