Governo decreta luto oficial por sete dias

Decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (17)

iG Rio de Janeiro |

O governador Sérgio Cabral (PMDB) decretou luto oficial no Estado do Rio de Janeiro por sete dias pelas vítimas das chuvas nas cidades da região serrana.

O decreto, assinado na sexta-feira (14), entra em vigor na próxima segunda (17), quando será publicado no "Diário Oficial". Ao menos 549 pessoas morreram desde a última terça-feira (11), segundo balanço do IML (Instituto Médico Legal).

As cidades mais atingidas pelas chuvas foram Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, e Sumidouro.

O número de mortes na região serrana do Rio de Janeiro já é maior do que a soma de todas as mortes provocadas pelas chuvas que atingiram o Brasil em 2010 . A tragédia da região serrana também é considerada a maior tragédia natural da história brasileira.

Cidades serranas menores, como Duas Barras, Areal e Sapucaia não registraram mortes, mas há desabrigados.

Nos Institutos Médicos Legais de cada cidade, há filas de corpos para serem periciados e em Teresópolis, os enterros foram prorrogados até as 22h.

Ainda há inúmeros desaparecidos, e as cidades ainda sofrem com a falta de abastecimento de combustível, água e comida, segundo a Defesa Civil Estadual.

No início deste sábado (15), de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) há chuvas fracas, isoladas, em vários pontos da cidade serrana.


    Leia tudo sobre: desabamentochuvasregião serrana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG