Governo decreta calamidade pública em sete cidades do Rio

Objetivo é agilizar contratação de serviços essenciais para Região Serrana, cuja população vive uma tragédia desde terça-feira

iG Rio de Janeiro | 16/01/2011 11:32 - Atualizada às 11:32

Compartilhar:

O governador do Rio, Sérgio Cabral, decretou estado de calamidade pública nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal neste domingo (16). As cidades, na Região Serrana do Rio, foram atingidas pelos temporais que começaram nesta terça-feira (11) e deixaram milhares de vítimas.

O objetivo da decisão é dar maior agilidade na contratação de serviços, aquisição de materiais e execução de obras na região. O decreto de estado de calamidade pública permite dispensa de licitação na contratação de serviços nas cidades mencionadas pelo Estado. Os decretos entram em vigor nesta segunda-feira (17), quando saem publicados no Diário Oficial do Estado. A medida terá validade de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir do dia 12 de janeiro de 2011.

Em nota, assessoria de imprensa do Estado destacou que a atitude do governador é apenas a "formalização para as ações elaboradas e já colocadas em prática pelos municípios e pelo Estado, que não tem medido esforços para combater e minimizar os efeitos dos trágicos acontecimentos que atingiram aquela região".

Neste sábado (15), em visita a Nova Fribrugo, o governador havia afirmado que a reconstrução das regiões atingidas custaria “centenas de milhões de reais”.

 

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo