Friburgo tem 3 mil pontos de deslizamentos, afirma defesa civil

Município volta a estágio de atenção, segundo nível de alerta em uma escala de quatro

iG Rio de Janeiro |

A defesa civil Estadual identificou cerca de 3 mil pontos de deslizamentos de terras no município de Nova Friburgo, na Região Serrana, que voltou a sofrer com as chuvas nesse início de ano. A cidade ainda se recupera da série de deslizamentos e enchentes ocorridas em janeiro de 2011.

Na época, a região serrana do Rio de Janeiro registrou a maior tragédia climática do País . Uma série de deslizamentos de terra e enchentes mataram mais de 900 pessoas e deixaram quase 400 desaparecidas.

Leia também : Veja a previsão do tempo para a sua cidade

No entanto, nesta terça-feira (3), a chuva deu uma trégua. A previsão é de 5mm de chuva para Nova Friburgo, normal para o verão, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Por conta disso, na última noite, o município saiu do estágio de alerta (chuva forte nas próximas horas podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados) para o estágio de atenção ( possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas).

Segundo a defesa civil Estadual, o município tem 58 áreas de risco e em 24 delas há 35 sirenes do sistema de alerta, sendo que 14 sirenes chegaram a ser acionadas. Cerca de 150 pessoas se abrigaram em residências de parentes e em pontos de apoio da prefeitura. Na cidade, choveu em 24 horas mais da metade esperado para o mês de janeiro.

    Leia tudo sobre: chuvasnova friburgo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG