Fotógrafo e grafiteiro francês recebe prêmio por obras originais

Em 2008, JR colocou enormes estampas com expressões de uma mulher em casas do Morro da Proviência, no Rio

AFP |

Um artista de rua francês, denominado JR e conhecido por suas fotos gigantes colocadas em paredes de favelas do Rio de Janeiro, de cidades da periferia parisiense e de casas em ruínas em Xangai, recebeu o prêmio da fundação TED e 100 mil dólares de recompensa.

Após Bill Clinton e Bono Vox, os organizadores do prêmio TED (Technology, Entertainment, Design), uma fundação sem fins lucrativos voltada para a cultura e inovações, recompensaram um artista que apresenta originalidade ao frequentemente quebrar as regras para fixar seus enormes murais com fotos

JR é conhecido como artista de rua pelos trabalhos em uma favela do Rio de Janeiro. Em 2008, ele colou enormes estampas com expressões de uma mulher em preto e branco em mais de 40 fachadas de casas no Morro da Providência.

AFP
Foto do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, com obra de JR
As fotos engraçadas de um imã, um padre e um rabino que foram colocadas no muro que divide Jerusalém, em 2007, também contribuíram para o seu renome no meio alternativo.

JR é um "verdadeiro humanista", cujas "criações surpreendentes levaram pessoas a ver a arte onde não se esperava", declarou o diretor do prêmio Amy Novogratz.

"Estou um pouco surpreso", declarou JR ao New York Times após receber a notícia. "Nunca fui considerado para um prêmio em minha vida e não sei como alguém propôs meu nome", disse.

O francês, que tem o hábito de usar um chapéu e óculos escuros, se apresenta como fotógrafo e grafiteiro e não como "artista de rua", coisa que ele abomina. Ele deve agora decidir em qual desejo ou projeto ele vai investir os 100 mil dólares.

Bill Clinton escolheu direcionar os fundos para a criação de um sistema de saúde rural em Ruanda. Recompensado em 2010, o cozinheiro Jamie Oliver destinou o seu prêmio à luta contra a obesidade.

    Leia tudo sobre: grafiteJRfotografia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG