Fornecimento de energia deve ser normalizado até 5ª no Rio

Luiz Fernando Pezão, vice-governador e secretário de Obras, afirma que tempo bom ontem facilitou acesso a áreas isoladas

iG Rio Janeiro |

O vice-governador e secretário de Obras do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou que até quinta-feira a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) e a concessionária Ampla deverão restabelecer 100% do fornecimento de água e energia elétrica nas comunidades castigadas pelas fortes chuvas na região serrana do Estado.

Segundo Pezão, o fato de não ter chovido na segunda-feira em Nova Friburgo facilitou os trabalhos de ajuda às vitimas e permitiu o acesso das equipes de socorro a áreas isoladas do município. "Se continuar assim, a gente poderá chegar por terra a toda a área rural", considerou.

Ainda assim, uma semana depois do temporal, ainda há quatro municípios com bairros completamente isolados , de acordo com o major Rovian Alexandre Janjar, oficial de comunicação social da 1ª Divisão do Exército. O problema se concentra, segundo ele, nas cidades de Sumidouro, Areal, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto.

No município de Sumidouro, são cerca de 3 mil moradores que permanecem ilhados, de acordo com a chefe de gabinete do prefeito, Caroline Moura. “Os bairros de Pilões, Cascata, Itororó, Fazenda Santa Cruz, Santo André, Fazenda Boa Vista e São Bento são os que ainda estão isolados”, diz ela.  Já na cidade de Areal a prefeitura não soube informar quantas pessoas permanecem ilhadas, mas diz que os bairros Amazonas e Julioca (que juntos concentram cerca de 4 mil moradores), no zona norte do município, são os que estão se acessos.

Cerca de 700 homens do Exército e mais de 200 da Força Nacional de Segurança (FNS) tentam abrir caminhos nas áreas mais prejudicadas. 

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: energia elétricaluzáguario de janeirochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG