Final de semana já em ritmo de carnaval no Rio

Escolas de samba começam seus ensaios técnicos abertos ao público neste domingo

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro |

Divulgação / RioTur
Rio já tem programação intensa para o carnaval

O samba embala o primeiro final de semana de sol do ano no Rio de Janeiro. Neste sábado (8), às 22h, será inaugurada a quadra da Unidos da Tijuca, totalmente reformada e ampliada, para receber o público que deseja entrar no ritmo da atual campeã do carnaval carioca.

No domingo (9), começam os cada vez mais disputados ensaios técnicos na Sapucaí, que nos últimos anos têm atraído uma média de público de mas de 40 mil pessoas. O pontapé inicial será dado às 19h pela Acadêmicos da Rocinha, que integra o Grupo de Acesso e apresentará o enredo “Rocinha! Estou vidrado em você”, que narra a história do vidro. Depois vão fazer ensaios duas escolas do Grupo Especial: a São Clemente, a partir das 20h, e o Salgueiro, às 21h.

São Clemente vem com o enredo “O seu, o meu, o nosso Rio abençoado por Deus e bonito por natureza”. Já o Salgueiro tem como enredo “Salgueiro apresenta: o Rio no cinema”, sobre os filmes que tiveram a capital fluminense como cenário. Viviane Araújo, rainha da bateria da escola, promete ser uma atração à parte.

Os ensaios técnicos são abertos ao público e gratuitos.


Esquema de trânsito no Centro

A Secretaria Municipal de Transportes divulgou esquema especial de trânsito, com bloqueio de vias na área do Sambódromo, para a realização dos ensaios técnicos das escolas de samba. Neste domingo, das 15h às 2h do dia seguinte, serão bloqueadas as seguintes vias:

- Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Praça da Bandeira / Centro, entre a agulha de saída para a pista central, próxima a Rua Carmo Neto, e a Rua de Santana;

- Rua Benedito Hipólito, entre a Rua Amoroso Lima e a Rua Carmo Neto, deixando livre o cruzamento, e entre a Rua Carmo Neto e o acesso à Avenida 31 de Março;

- Avenida Marquês de Sapucaí, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Frei Caneca;

- Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Frei Caneca (via junto ao BPChoque) e a Avenida Marquês de Sapucaí;

- Acesso da Avenida 31 de Março para a Avenida Salvador de Sá;

- Alça de ligação da Rua Frei Caneca, via junto à Praça da Apoteose, para a Avenida Salvador de Sá.


Primeira feijoada do ano

Também no domingo (9) haverá uma homenagem às mulheres sambistas na primeira feijoada do ano, realizada na quadra da Acadêmicos do Salgueiro, na zona norte do Rio. Após a abertura, feita pelo grupo Terno de Cambraia, as homenagens do mês serão prestadas a Andreia Caffé, Tia Surica, Vanda Lu e o grupo Só Damas, mostrando a força feminina no samba.

A feijoada, preparada pelo Departamento Feminino da agremiação, será servida até às 18h.

SERVIÇO:
Feijoada do Salgueiro
9 de janeiro, das 13h às 18h
Camisa-convite: R$ 30
Classificação etária: livre
Endereço: Rua Silva Teles, 104, Andaraí. RJ

    Leia tudo sobre: sapucaícarnaval do riosambódromoescolas de samba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG