Família abrigada em creche tem de sair de casa pela segunda vez

Cláudia Maria foi forçada a deixar sua moradia com a chuva que atingiu Teresópolis em 2011 e passa novamente pelo mesmo drama

Mariana Sant'Anna, iG Rio de Janeiro |

Na Creche São Pedro, em Teresópolis, as dezenas de pessoas que passaram a noite de sexta abrigadas no local por conta da forte chuva que atingiu a cidade não estavam presentes na tarde deste sábado. Foram autorizadas a deixar o abrigo e, em muitos casos, a retornarem às suas casas para tentar recuperar pertences e roupas. Duas famílias, contudo, preferiram permanecer na creche. Cláudia Maria da Silva Venâncio já havia perdido sua casa na chuva que arrasou a cidade na região serrana em 2011 e, desta vez, novamente desalojada de uma área de risco, enviou um dos seus dois filhos adultos para tentar recuperar o que puder na moradia interditada.

“No ano passado a gente já perdeu tudo, não queremos perder tudo de novo. Por isso ele está tentando recuperar alguma coisa. Eu ainda não consegui achar um lugar para alugar fora de área de risco, está difícil”, disse Cláudia Maria, que mora no Perpétuo com os dois filhos adultos e uma filha, menor. Em 2011, ela morava na Fonte Santa, um dos bairros atingidos pelas chuva em Teresópolis. “Saímos de casa quando ouvimos as sirenes de alerta. Por enquanto, não podemos voltar”.

AE
Equipes de resgate trabalharam em meio ao barro para limpar áreas afetadas
Uma de suas vizinhas no Perpétuo, Silvana Nascimento de Almeida, também estava na creche com quatro filhos e uma neta. Ela mora há 11 anos no bairro e há 10 anos sabe que sua casa está interditada por conta do risco de desabamento, mas alega que “não há outro lugar para morar”.

“Quando começou a chuva, recolhi os documentos e preparei todo mundo para sair. Quando a sirene tocou, peguei meus filhos e fui. Disseram que eu posso voltar para buscar roupas e pertences, mas prefiro não arriscar. Não vou levar as crianças e correr o risco de acontecer algo”, disse.

    Leia tudo sobre: ChuvasTeresópolisMortes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG