Encontro de blocos antecipa carnaval no centro do Rio

Cerca de 40 blocos de rua se encontraram na Praça XV para uma abertura extra-oficial da folia

Fábio Grellet, especial para o iG |

O carnaval será apenas em março, mas este domingo (9) foi de muita folia nas ruas do Rio de Janeiro. Desde as 15h até por volta das 20h, cerca de 40 blocos carnavalescos promoveram um evento que chamaram de abertura extra-oficial do carnaval nos arredores da Praça XV, na região central da cidade. A festa serviria também como ato de protesto contra a lista de exigências que a lei permite à Polícia Militar cobrar dos blocos para autorizar a realização de desfiles.

Agência O Globo
Foliões comandam a festa na abertura não oficial do carnaval de rua do Rio
A Associação Folia Carioca, que reúne quatro dezenas de blocos, decidiu na semana passada encaminhar uma reclamação aos governos municipal e estadual do Rio pedindo que a legislação seja flexibilizada. A lei exige, por exemplo, a instalação de postos de observação e a disponibilização de UTIs móveis ao longo do trajeto dos blocos. Para os organizadores dos blocos, essas exigências são cabíveis em eventos gigantes, como shows de artistas estrangeiros, mas não durante o percurso de uma agremiação carnavalesca.

Representantes dos governos admitiram flexibilizar as exigências, mas até agora nenhuma atitude concreta foi adotada.

Polêmica à parte, a maioria das pessoas que participaram do evento deste domingo nem sabia que se tratava de um protesto. “O que eu sei é que tem um monte de meninas bonitas por aqui e eu quero beijar muito”, afirmava o administrador de empresas Marcos Gonçalves, 26 anos, enquanto observava uma roda de samba na rua do Mercado, ao longo da qual os blocos se apresentaram.

“Não conhecia o carnaval de rua do Rio, mas gostei tanto de hoje [ontem] que já estou me preparando para voltar em março”, contou a estudante de artes cênicas Mara Vieira, 22 anos, que é de Minas Gerais e está passeando no Rio.

A festa se prolongou por mais de cinco horas e não houve registro de incidentes, segundo a PM, que não divulgou estimativa de público.

    Leia tudo sobre: blocos de ruacarnaval 2011rio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG