Dia de sol e praia na capital do Rio de Janeiro

Embora previsão estime pancadas de chuvas isoladas, temperatura já bate 27ºC, segundo o Climatempo, e deve chegar a 38ºC

iG Rio de Janeiro |

O sol apareceu desde o início da manhã no Rio e as praias da cidade já começam a ficar cheias. De acordo com o Instituto Climatempo, a temperatura neste momento chega aos 27ºC na capital e pode chegar a até 38º C. A previsão estima, no entanto, pancadas de chuvas isoladas à tarde e à noite.

De acordo com Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as praias liberadas para banho são: Prainha, Recreio, Barra da Tijuca (todas na zona oeste), Arpoador, Diabo, Leme e Vermelha (na zona sul).

As praias de Guaratiba, da Barra (do Quebra-mar até Pepê), Joatiga, Pepino (São Conrado), Leblon, Arpoador, Urca, Botafogo e Flamengo não são recomendadas. O Inea aconselha evitar o trecho com extravasamento de águas pluviais e sinais de poluição nas praias Grumari, Vidigal e Copacabana.

Deve-se evitar também o trecho próximo à saída do canal de Sernambetiba, no Pontal, e o trecho próximo à saída do canal Jardim de Alah, em Ipanema.

Qualidade da areia

Segundo o último boletim, as praias Leme e Copacabana (até a altura da  Rua República do Peru) não são recomendadas. O trecho próximo à Rua Souza Lima foi classificado como regular.

Foram apontadas como ótimas as areias das praias Vermelha, na Urca, Copacabana (na altura da Rua Barão de Ipanema), Praia do Diabo e do Arpoador, Ipanema (na altura das ruas Maria Quitéria e Raul Redfern) e Leblon (próximo às ruas Bartolomeu Mitre e Visconde de Albuquerque). Em São Conrado, boa avaliação da areia na altura do Hotel Nacional e Asa Delta.

Na Barra da Tijuca foram recomendados os trechos do Quebra Mar e Ayrton Senna. Areia classificada como regular na altura do Barramares. No Recreio, os da praias da Reserva, Macumba, Prainha, Grumari e Guaratiba.

Nas praias Engenhoca e Guanabara, ambas na Ilha do Governador, a qualidade também é regular.

Trânsito

De acordo com a CET-RJ, o trânsito segue bom tanto nos acessos à orla da zona sul (Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon) quanto da zona oeste (Barra e Recreio). Um acidente, por volta das 9h, na Avenida Ayrton Sena, na Barra, provocou retenções no local até a altura da Avenida Aberlado Bueno.

As linhas 1 e 2 do Metrô operam sem problemas no início da manhã deste domingo (9), com intervalos regulares. Aos domingos, a baldeação deve ser feita na estação Estácio.

Os aeroportos Internacional do Galeão e Santos Dumont também operam normalmente para pousos e decolagens.

Carnaval

De 7h às 15h20 deste domingo, a Comlurb realiza a operação especial de limpeza das imediações do Sambódromo para os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial, que começam hoje.

O evento começa às 19h, com a Acadêmicos da Rocinha, do Grupo de Acesso, e apresentará o enredo “Rocinha! Estou vidrado em você”, que narra a história do vidro. Depois atravessam a Sapucaí duas escolas do Grupo Especial: São Clemente, às 20h, e Salgueiro, 21h.

Antes de a Rocinha dar início aos ensaios técnicos, cerca de 600 integrantes das alas das baianas de várias escolas de samba do Rio farão a lavagem simbólica da pista da Sapucaí.

    Leia tudo sobre: praiasolpancadas de chuvaqualidade da águatrânsito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG