Defesa Civil: mortos devem passar de 200 em Nova Friburgo

Segundo tenente coronel Roberto Robadey, cidade atingida por fortes chuvas enfrenta "catástrofe sem paralelos"

Anderson Dezan, enviado a Nova Friburgo |

O coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente coronel Roberto Robadey, afirmou nesta quinta-feira que o município localizado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro enfrenta uma "catástrofe sem paralelos". De acordo com o último boletim oficial, divulgado por volta das 11h, a tragédia deixou 150 mortos. Porém, a estimativa é de que este número passe de 200.

"A pior ocorrência com chuvas de Nova Friburgo tinha acontecido em 1979, quando 69 pessoas morreram", afirmou Robadey. "Desta vez, a cidade foi toda atingida. Sobrevooei o município e vi morros que não tinham nenhuma ação do homem vir abaixo."

Segundo Robadey, a situação é preocupante porque uma chuva de 110 milímetros está prevista para a noite desta quinta-feira. "Um temporal com 80 milímetros já causaria inúmeros problemas", afirmou.

O tenente coronel pede que a população evite sair de casa e usar o carro, pois o trânsito está atrapalhando as operações de resgate. "É importante que as pessoas colaborem com o trabalho das autoridades", afirmou. Além disso, ele recomendou que as pessoas procurem abrigos municipais caso se encontrem em áreas de risco.

O prefeito de Nova Friburgo, Demerval Barbosa Moreira Neto, também disse que a tragédia é sem precedentes e que não é possível precisar qual área da cidade foi mais atingida.

Moreira Neto afirmou, ainda, que homens da Marinha e do Exército já estão se dirigindo à cidade para montar um hospital de campanha e atender à população.

A presidente Dilma Rousseff sobrevoa Nova Friburgo neste momento e, em seguida, terá uma reunião a portas fechadas com autoridades municipais na qual serão discutidas ações para a recuperação da cidade. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, o número de mortos pelas chuvas passa de 350.

    Leia tudo sobre: nova friburgorio de janeiroenchentes chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG