Cristo Redentor completa 80 anos com festa no Rio

Para celebrar a data, o iG apresenta ângulos inusitados do monumento eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Comente

iG Rio de Janeiro |

O Cristo Redentor completa 80 anos nesta quarta-feira (12). Para celebrar o monumento carioca – eleito recentemente uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno -, o iG apresenta uma homenagem especial. Pelas lentes do fotógrafo e artista plástico Marco Velasquez faça um tour virtual pela estátua, começando pelo seu ângulo mais privilegiado: o topo. Deslumbre-se com os cenários do Rio clicando na imagem. Em seguida, arraste o mouse para os lados, para cima e para baixo.

Velasquez foi convidado pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, para registrar os eventos mais importantes do monumento. O trabalho começou em 2009 quando a estátua recebeu iluminação especial criada pelo alemão Peter Gasper para a celebração especial do Dia dos Pais - Gasper projetou luzes vermelhas no coração de Cristo, como que simulando batimentos cardíacos (Veja a imagem abaixo ). “Desde então registro todos os momentos da estátua. Mais do que um trabalho profissional, foi uma aventura inesquecível”, conta o fotógrafo.

Outros detalhes dos ângulos mais desconhecidos do Cristo Redentor - inclusive uma sequência feita de dentro da cabeça do monumento - podem ser vistos no site do fotógrafo, criador do site Photo Bolha ( www.photobolha.com.br/cristoredentor ). A técnica usada permite visão panorâmica 360° que pode ser manuseada para todos os lados. Em breve, as sequências estarão disponíveis nos sites “Cristo 80 anos” e no da Arquidiocese do Rio, já que o trabalho resulta de uma parceria entre a Igreja Católica e o fotógrafo.

Leia também: Corcovado estava na mira dos fotógrafos antes da construção da estátua

Para captar as cenas, Velasquez escalou quatro vezes o topo do monumento – que tem 30 metros de altura e foi erguido a 709 metros acima do nível do mar, no alto do Morro do Corcovado, no Cosme Velho, zona sul do Rio.

Festa tem de missa a shows com mais de 30 artistas

Nesta quarta-feira, as homenagens pelos 80 anos do Cristo Redentor começam às 9h30, com apresentação dos aviões da esquadrilha da fumaça. Às 10h está prevista missa que será celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Quem estiver no alto do morro poderá compartilhar um bolo de oito metros oferecido pela Igreja.

Veja mais: Nevoeiro no Rio cancela apresentação da esquadrilha da fumaça

Ainda nesta quarta serão inaugurados os bustos do engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, autor do projeto e responsável pela obra, e de Dom Sebastião Leme, cardeal arcebispo do Rio que garantiu a construção da estátua.

À noite a festa será com música. No “Show da Paz”, que será realizado no Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, cerca de 30 artistas se apresentam, entre eles, a cantora de jazz americana Stacey Kent, os sambistas Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Alexandre Pires e ritmistas da Escola de Samba Beija-Flor.

Cantores e compositores como Leila Pinheiro, Miúcha, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Thaís Gulin, Roberto Menescal, Marcos Valle e Sandy também animam a comemoração. Padre Omar Raposo cantará e tocará piano.

Os organizadores pedem para que o público vá vestido de branco e levem isqueiros e celulares para serem acesos nos momentos de celebração.

    Leia tudo sobre: cristo redentor 80 anosmorro do corcovado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG