Copacabana é o bairro que mais concentra idosos no Rio

No extremo da lista está a Rocinha, onde população com mais de 65 anos não chega a 5%

Anderson Dezan, iG Rio de Janeiro |

O bairro de Copacabana, na zona sul do Rio, é o que tem a população mais envelhecida na capital fluminense. No local, 23,2% de seus moradores possuem mais de 65 anos. A informação consta no relatório “Malha Municipal e de Setores Censitários do Censo 2010”, divulgado nesta sexta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Censo disponibilizou nesta sexta-feira uma ferramenta na internet onde o internauta pode fazer a pesquisa dos dados sobre sexo, idade e situação dos domicílios em sua cidade, e em alguns casos, no seu distrito e bairro. Veja

Os demais bairros que completam o topo da lista daqueles que concentram o maior número de idosos no Rio também estão localizados na zona sul carioca. Com 22,7% de sua população residente com idade acima de 65 anos, o Flamengo ocupa a segunda posição, seguido de perto por Ipanema (21,7%) e Leblon (21,3%).

No outro extremo da lista está o bairro da Rocinha como aquele que concentra o menor número de idosos na capital fluminense. Lá, a população com mais de 65 anos não chega a 5% do número total de residentes. O mesmo acontece em Manguinhos, Itanhangá, Vargem Pequena, Jacarepaguá, Maré, Acari, Camorim e Galeão.

Índice de envelhecimento

Na comparação de número de idosos para cada grupo de pessoas menores de 15 anos, aparece o bairro do Flamengo na primeira posição. No local, a relação é de 263,1. Copacabana (248,6), Glória (215,4), Leblon (194,2) e Ipanema (191,3), todos na zona sul, completam o topo da relação.

O relatório “Malha Municipal e de Setores Censitários do Censo 2010” contém informações sobre sexo, idade e espécie de domicílio de bairros de municípios brasileiros que possuem essa divisão geográfica.

Algumas cidades, como São Paulo, não possuem bairros e, sim, distritos. Por causa dessas particularidades, o levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE não contempla todos os municípios do País. No total, dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 719 possuem bairros.

    Leia tudo sobre: censo 2010copacabanario de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG